domingo, 21 de agosto de 2016

Fiebig vai aos Jogos do Rio e sonha ver meninos de Poços seguindo o exemplo de campeã

Poços de Caldas, MG - O sensei Elton Fiebig, do Projeto Soma de Poços de Caldas, esteve no Rio de Janeiro acompanhando as competições de judô das Olimpíadas. A modalidade é uma das que mais trouxe medalhas para o Brasil em todas as edições, sendo que nos jogos do Rio de Janeiro conquistou um ouro  e dois bronzes. Alguns nomes importantes acabaram decepcionando, mas Fiebig gostou da participação brasileira. “Tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro e presenciar um evento máximo do esporte, onde qualquer atleta e professor precisam estar presentes. Fiquei impressionando com o alto nível dos jogos, as arenas são de primeiro mundo e este evento será motivo de orgulho para o Brasil para sempre. Fico feliz por ter conseguido ir, pois evento desta magnitude dificilmente voltará a acontecer em nosso país”, disse Fiebig.
O sensei acompanhou de perto os maiores lutadores de judô da atualidade e acredita que o conhecimento e o intercâmbio realizado com atletas e professores que estiveram presentes nos Jogos serão muito importantes para os alunos de Poços de Caldas. “Conversamos muito, trocamos ideias, pois sempre tem uma coisa nova, uma técnica diferente que é aprendida e que deve ser levada adiante”, contou.
Sobre a participação do Brasil, Fiebig acredita que os atletas fizeram o que puderam. O ouro de Rafaela Silva foi bastante exaltado pelo sensei de Poços por se tratar de uma atleta com uma história de vida muito bonita e que serve de exemplo para seus alunos de Poços de Caldas. “Conheço a Rafaela desde 2008, quando ela começou no projeto social do Flávio Canto. Na época, ela e sua irmã já representavam o Brasil em competições de base e se despontavam com esperanças. A irmã acabou deixando o esporte, mas Rafaela seguiu e sempre esteve entre as melhores”, disse Fiebig. Antes do ouro no Rio Rafaela já havia conquistado importantes campeonatos de base, inclusive mundiais, e tem duas olimpíadas no currículo. “O que fica de lição para nós é o que sempre digo para nossos alunos aqui em Poços. Ela começou na Cidade de Deus, uma comunidade pobre e num projeto social. Não é diferente do que realizamos em Poços de Caldas. A Rafaela é campeã porque sempre acreditou em si mesma e é isto que os meninos que começam no esporte precisam colocar na cabeça. Campeão se começa quando o judoca acredita nele mesmo, que ele pode vencer na vida se nunca desistir do sonho. Como professor me vejo como um facilitador deste sonho de cada um e tento auxiliar um por um, mas eles precisam trazer dentro de si esta vontade de vencer e uma garra extra para se tornarem campeões como a Rafaela é hoje”, falou Fiebig. O sensei, no entanto, sabe que os governantes também precisam fazer sua parte e dar apoio para que nossos meninos tenham condições de levar o sonho adiante. “Claro que nossos governantes precisam apoiar e espero que este dia chegue logo, que nosso esporte tenha a ajuda que merece. Sonhar é para todo mundo e meu sonho hoje em dia é ver uma criança de Poços de Caldas representando nosso Brasil num evento desta magnitude”, finalizou Fiebig, lembrando ainda que Poços de Caldas, através da Lei de Incentivo ao Esporte, oferece ajuda para os projetos esportivos. Fiebig inclusive coordena o projeto Judô Móvel, que funciona no Parque Pinheiros, Lar Criança Feliz, Academia Projeto Soma, e as crianças são atendidas gratuitamente. Além das aulas de judô os alunos ganham o material de treinamento necessário e ainda disputam competições importantes no interior de São Paulo.

Nenhum comentário: