sábado, 20 de agosto de 2016

Rubens Valeriano encerra participação de poços-caldenses nos jogos do Rio

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Os jogos do Rio de Janeiro foram especiais para Poços de Caldas. A cidade teve quatro representantes nas disputas, sendo que três começaram no esporte aqui na estância mineira. Renato Rezende, que representou o Brasil no BMX, deu suas primeiras pedaladas na pista do Parque Municipal Antônio Molinari. A velocista Tatiele Roberta de Carvalho, 31ª nos 1500 m, foi uma das “crias” do lendário sr. Chico Corredor e Raul Togni Filho começou a arriscar suas primeiras cestas com o professor Júlio César Freitas, na Associação Atlética Caldense, e hoje é astro da NBA. Todos ganharam o mundo e hoje são nomes de respeito no esporte mundial. Soma-se aos três o ciclista Rubens Valeriano. Rubinho, como é conhecido pelos amigos, não nasceu em Poços de Caldas, porém, há cerca de três anos escolheu a cidade para morar e treinar. Foi treinando aqui, nas inúmeras trilhas que a natureza privilegiada da cidade oferece, que Rubinho conseguiu resultados importantes para disputar sua terceira Olimpíada. A primeira foi em Londres em 2012. Em Pequim, 2008, ficou em 21º lugar, o melhor brasileiro da prova, e em 2012 viajou para Londres, onde chegou em 24º.
Rubinho é o último representante de Poços de Caldas a competir no Rio. Hoje ele disputa as provas de Mountain Bike. Aos 36 anos, o ex-servente de pedreiro que venceu no esporte leva o nome de Poços a fazer história devido ao grande número de competidores nos Jogos do Rio.
“Estou muito ansioso. Foram anos e anos de muito treino forte para conseguir a vaga para os jogos no Brasil. Os treinamentos deram certo. Chegou o dia de estreia e sabemos que a torcida estará do nosso lado, essa é a nossa grande vantagem”, disse.
“A emoção é grande por estar representando o meu país em mais uma Olimpíada. Estou feliz e orgulhoso”, desabafa Valeriano, que disse esperar por uma medalha. “A expectativa é grande. Espero, sim, a medalha. Seria muito importante para a modalidade e para o meu país”, destacou.

Nenhum comentário: