terça-feira, 16 de agosto de 2016

Renato Rezende estreia nesta quarta nas Olimpíadas

Poços de Caldas, MG - Principal nome do BMX brasileiro nos últimos anos, o carioca de nascimento e poços-caldense de coração Renato Rezende estreia hoje nos jogos do Rio de Janeiro. Renatinho disputa sua segunda olimpíada e tenta melhor sorte que em Londres, quando caiu ainda na fase classificatória.
Hoje acontecem as tomadas de tempo e as primeiras a competir serão as mulheres. As corridas classificatórias estão marcadas para 13h30. Uma hora depois será a vez dos homens testarem sua velocidade. Quinta-feira (18), ocorrem as quartas de final e sexta-feira (19) o público irá vibrar com as semifinais. A partir das 15h estão marcadas as finais, com disputa direta por medalhas em ambas as categorias.
Renato sempre ressalta o apoio da família e não será diferente no Rio. Todos estão perto do ciclista para levar um grande apoio na disputa pela medalha. Renatinho, no entanto, promete representar muito bem o Brasil, mas não promete medalhas. “Estou ansioso para correr e contar com apoio da minha família. Vai estar todo mundo aqui e só de pensar já fico emocionado e me dá uma adrenalina muito forte. Quero canalizar muito esta energia a meu favor e aproveitar o fato de estar competindo em casa. Não estou prometendo medalhas para ninguém, não tenho este compromisso, aliás, nenhum atleta tem, pois esporte é esporte e todos estão ali com o mesmo objetivo. Todos treinaram pelo mesmo objetivo e estão bem e com condições de brigar de igual para igual. Quero usar tudo a meu favor, a arquibancada, o clima a que estamos acostumados e que tudo esteja do nosso lado, não contra. Estou muito empolgado e não vejo a hora de estar competindo”, disse Renatinho em entrevista ao Mantiqueira.

Conheça Renatinho

Desde que começou no esporte o Mantiqueira sempre esteve ao lado de Renatinho. Foram diversas entrevistas com o ciclista, que hoje é uma das promessas de medalha para o Brasil. Renatinho começou a treinar BMX por intermédio do pai, Paulão Rezende, professor de jiu-jitsu. “Um dia fui no parque municipal e vi os meninos treinando e falei para o meu pai que era aquilo que eu queria fazer. Ele não pensou duas vezes, procurou o professor que estava na pista e ofereceu dar aulas de jiu-jiu em troca dele me ensinar a correr. Foi então que começou minha história no bicicross”, disse Renatinho.

Primeiras competições
“Comecei em meados de 1998. Na época aconteciam muitas competições no parque municipal e realizei muitas corridas em Poços de Caldas naquele ano. No ano seguinte já passei a disputar o Campeonato Paulista, onde fui campeão logo de cara e de lá pra cá conquistei muitos títulos”.

Família
“Minha família vive 100% o esporte. Meu pai Paulão Rezende deixou muitos compromissos particulares para se dedicar a minha carreira. Ele me passou tudo sobre disciplina e sabia que minha dedicação seria grande. Minha mãe Sandra Sarmento está ao meu lado o tempo todo. Ela também é esportiva e desde criança sempre tive seu apoio. Tive uma alimentação diferenciada em casa, o que me ajudou muito a seguir uma vida saudável e compatível com o esporte. Tanto meu pai quanto minha mãe fizeram tudo para que nada me faltasse. Os gastos foram muitos e sempre graças aos esforços dos dois sempre tive as condições necessárias para buscar meus sonhos. Mesmo nas dificuldades eles nunca deixaram de me ajudar. Além disso meus irmãos sempre estiveram junto, se espelhando e também me dando forças para continuar. Minha madrasta Paula também me ajudou e ainda ajuda. Este apoio da família é fundamental na vida de qualquer pessoa. Sou atleta e tenho o privilégio de ter uma família maravilhosa ao meu lado. Mas qualquer um que possua esta estrutura tem tudo para ser um vencedor na vida, seja atleta ou não”.

Camping

Para acompanhar de perto Renato Rezende nas olimpíadas a família do ciclista montou um camping numa chácara em Vargem Grande. O local vai receber, além de familiares, amigos de Poços de Caldas que desejem ver de perto as competições do BMX. Sobre a participação de Rezende nas olimpíadas, Paulão lembra com muita emoção tudo que passou até chegar este momento. “Hoje [ontem] foi um dia muito especial, relembrei os velhos tempos de corrida, quando eu montava acampamento. Não tínhamos condições financeiras, me emocionei muito várias vezes. Esse acampamento nós montamos para receber os amigos de todos os cantos do Brasil, vai haver mais de 20 barracas, para umas 50 pessoas. Graças a Deus está dando tudo certo. A torcida dos amigos e de toda a nação estará com ele, para o que der e vier. Orgulhoso por tudo. Sacrifícios à parte, queremos que aconteça o melhor é que nenhum piloto caia e nem se machuque. Amo essa vida dentro do esporte, pois consegui criar meus filhos e ajudar muita gente a se tornar vencedora e exemplo. Obrigado de verdade à galera de Poços de Caldas, que sempre tratou meu filho com muito amor. Agradecimento especial ao Hotel Monreale que nos ajuda bastante”, falou Paulão.


Duda Rezende
O canal fechado Sportv 16 escalou Duda Rezende para comentar as provas de BMX. Duda, também campeão mundial da modalidade, é irmão de Renatinho e já tinha atuado como comentarista em Londres.

Nenhum comentário: