quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Empresa especialista em gramados esportivos trabalha no Ronaldão

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Uma empresa da cidade de Mogi das Cruzes-SP está em Poços de Caldas e trabalha no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira desde ontem.  É a primeira vez desde sua inauguração que o gramado do estádio municipal recebe este tipo de procedimento. O trabalho deve terminar hoje e, segundo a empresa que presta o serviço, em 20 dias o gramado estará em perfeitas condições de jogo.
O equipamento foi alugado pela Associação Atlética Caldense, que está arcando com todo o processo de recuperação. A Secretaria de Esportes está ajudando com funcionários que trabalham no estádio e também com alojamento para funcionários da empresa paulista.  O presidente Antônio Bento Gonçalves acompanhou o início dos trabalhos. “Estamos otimistas e tenho certeza que este processo vai deixar o estádio perfeito para nosso primeiro jogo aqui, contra o Atlético Mineiro, dia 20”, diz ele.

Processo
O trabalho é feito pela Campanelli Gramados Esportivos, que é responsável por gramados de diversas arenas no Brasil, dentre elas a Fonte Nova, em Salvador. O processo realizado no Ronaldão é feito com máquinas pesadas e a primeira parte consiste na perfuração do gramado para fazer a descompactação. Numa segunda etapa o equipamento é trocado e começa um processo de aeração do substrato, que recebe toda a adubação. “Teremos um gramado bem mais leve, a bola vai rolar bem melhor. Finalmente vamos conseguir o  objetivo principal que é tirar todas as imperfeições do gramado. Teremos um campo de jogo em condições ideais e as críticas que hoje são feitas por todos que jogam em Poços vão certamente acabar”, disse João Batista da Mata, da Associação Atlética Caldense.

Tempo curto
A Caldense faz seu primeiro jogo no Ronaldão dia 20 de janeiro, porém, antes disso precisa treinar no local. Da Mata disse que a empresa garantiu que em 20 dias o gramado se recupera. “Esta foi nossa grande preocupação, porém, consultado o engenheiro agrônomo da empresa contratada nos foi garantido que em 20 dias a recuperação total do gramado estará feita. Temos ainda 33 dias para nossa estreia no campeonato, este tempo será bem tranquilo”, disse Da Mata, ressaltando que neste período de recuperação o gramado tem que ficar em total descanso e o certo seria se ninguém passasse por ele até a recuperação e revitalização total.

Continuidade
O trabalho de revitalização que está sendo feito no Ronaldão precisa ter continuidade a cada temporada. “O ideal seria duas vezes ao ano, mas vamos tentar a cada início de temporada realizar este procedimento. Este estádio nunca passou por este processo e acredito que se tivesse passando antes hoje ele seria bem diferente. O importante é que agora aprendemos como deve acontecer e quem vai ganhar com isto é a Caldense, os times que vierem jogar aqui e a torcida que vai ter um espetáculo bem melhor”, falou Da Mata.

Reformas
Além do gramado, a Caldense também está custeando reformas nos vestiários do estádio. São melhorias no local onde ficam os visitantes, a equipe da casa e o vestiário da arbitragem.

Nenhum comentário: