sábado, 23 de dezembro de 2017

Universitários buscam apoio para continuar participando de jogos internacionais

Poços de Caldas, MG - Pelo quinto ano consecutivo, alunos do campus Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) representarão o Brasil no International Mining Games, uma competição que reúne estudantes e profissionais do setor de mineração do mundo todo e que terá sua 40ª edição sediada na cidade de Camborne, Inglaterra.
        A primeira edição da competição ocorreu em 1978, como uma forma de homenagear 91 mineiros que morreram em um acidente na mina Sunshine, em Kellog, Idaho, EUA, em 1972. Na competição são realizadas sete práticas baseadas em métodos rústicos de mineração, no intuito de manter vivas as tradições mineiras de quando não existiam muitos dos recursos tecnológicos atuais.
         A equipe da Unifal-MG participa do evento desde 2014 e já esteve três vezes nos Estados Unidos (2014, 2016 e 2017) e uma vez na Austrália (2015), tendo conquistado três medalhas em sua história, uma de bronze em 2016, em Butte, Montana, e uma de ouro e outra de prata em Lexington, Kentucky, em 2017.
         “O patrocínio de empresas do ramo da mineração é muito importante para continuarmos nosso projeto, pois levamos o nome da nossa universidade para fora do Brasil e divulgamos o curso de Engenharia de Minas, que embora seja muito importante para a economia e para a sociedade, é pouco conhecido e pouco reconhecido”, explica Hugo Ottoni, participante da edição de 2017.
“Eu estou desde o começo do projeto orientando os meninos e essa ligação entre empresas e universidades é muito difícil, ainda mais em um campus relativamente novo, como é o da Unifal em Poços de Caldas. Apenas em uma das participações a equipe conseguiu recursos para cobrir toda a viagem, nas outras os estudantes tiveram que arcar com altas despesas para participar da competição”, ressalta a professora e orientadora do projeto Dra. Carolina Del Roveri.
Augusto Silva, outro participante de 2017, comenta sobre o desenvolvimento da equipe. “O pessoal que foi em 2016 conseguiu uma medalha de bronze na prova Survey [topografia], em 2017 conquistamos uma prata na prova Swede Saw, onde cada um dos cinco membros deve serrar em sequência uma seção de madeira no menor tempo possível, totalizando o tempo da equipe, e o ouro no Survey. Agora que estamos alçando voo, queremos mostrar que as universidades brasileiras podem competir frente a frente com universidades estrangeiras e continuar conquistando boas colocações.”
“Sem dúvida essa boa participação nossa nos motiva a querer trabalhar e continuar melhorando sempre, para na próxima edição mantermos os bons resultados”, completa Paula Cintra, participante da edição de 2017.
 Para a próxima edição, que ocorrerá de 28 de março a 1º de abril de 2018, a equipe está em busca de patrocinadores que possam sonhar junto e tornar possível mais uma participação, abastecendo o combustível para mover o Brasil rumo a mais conquistas. Para os interessados em apoiar a equipe, o contato poderá ser feito através do e-mail: mininggamesunifal@gmail.com ou pelo fone (35)3697-4760. A equipe está também no Facebook (www.facebook.com/TimeUnifalMgBrasil/)


Legenda: Time da Unifal busca apoio para participar do Mining Games, que este ano acontece na Inglaterra

Nenhum comentário: