terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Registrando a história da Caldense

Desde sua fundação, na década de 70, o Jornal Mantiqueira dedica bom espaço em suas edições para acompanhar a Caldense. Foram fatos e jogos marcantes. Estão registrados nas páginas do jornal os derradeiros jogos no lendário Cristiano Osório e a inauguração do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, por exemplo. Entrevistas com craques que defenderam as cores da Veterana não faltam. Casagrande, Paulo Roberto, Jânio Joaquim, Ailton Lira, Nildo, Orlando, entre outros tantos, já contaram um pouco do sentimento que nutrem pelo time de Poços de Caldas.
Comecei a trabalhar no Jornal da Mantiqueira no final dos anos 80, mas assumi a editoria de esportes em 1995. Naquela época, era tudo mais limitado. Não existia celular e muito menos internet para saber o que acontecia. Era preciso ir onde o time estava para conseguir as informações que a torcida desejava. A incrível rivalidade com o Rio Branco foi marcante. Vencer o time de Andradas era melhor que derrotar Atlético e Cruzeiro. Nos jogos contra o azulão, o Ronaldão ficava sempre lotado e proporcionava um espetáculo que as pessoas não esquecem jamais. Perder para eles também era mais dolorido que os jogos “comuns”.

 Fatos
Através das páginas do Mantiqueira foram registrados fatos como a inauguração do Ronaldão, quando a Caldense recebeu o Corinthians. O estádio recebeu um de seus maiores públicos. A campanha no Campeonato Brasileiro de 79 também teve grande destaque. A Veterana fez um grande campeonato e não perdeu para o Internacional de Porto Alegre, campeão invicto naquele ano. O jogo foi realizado em Poços e terminou empatado em 1x1. A seleção brasileira de 82 também esteve por aqui e venceu a Caldense por 1x0, gol de Zico, em partida que marcava a preparação para a Copa do Mundo de 82. O jornal estava lá. O Mantiqueira estava presente também quando o saudoso Carioca marcou o segundo gol contra o Nacional de Uberaba, em 2002, e confirmou o título para a Caldense. Nas nossas páginas ficou eternizada a invasão do Ronaldão por uma apaixonada e eufórica torcida. Foi o momento mais marcante registrado no Ronaldão até hoje.


Primeiro jogo da Caldense na internet
Naquela partida em 2002, o Mantiqueira também conquistou um feito importante em sua história, pois foi a primeira vez que um jogo em Poços de Caldas tinha transmissão em tempo real pela internet. Daquele jogo em diante, o jornal nunca mais parou com este serviço nas coberturas dos campeonatos em que a Caldense joga.

Edições especiais
O Mantiqueira é um jornal diário, porém, não circula às segundas-feiras. Domingo não tem trabalho interno na redação e com isso não tem jornal impresso no dia seguinte. A Caldense foi responsável por quebrar esse tabu. As únicas duas edições do jornal que circularam numa segunda foram graças ao time verde e branco. Em 2002, o Mantiqueira trouxe, numa segunda-feira, uma edição especial sobre a conquista da Veterana acontecida no dia anterior. A festa em campo, nas ruas, a campanha e o orgulho da cidade estavam estampados nas páginas. Em 2015, novamente a Caldense fez história e chegou à final do Campeonato Mineiro, terminando como vice-campeã. Tudo sobre aquele jogo contra o Atlético Mineiro foi registrado numa edição especial que circulou segunda-feira, contando todos os detalhes da campanha. 

Parabéns

A diretoria e a equipe de Esportes do Mantiqueira, composta por Ruy Alves, Vicente Alves, Paulo Vitor de Campos e Luciano Santos parabenizam a Associação Atlética Caldense, sua diretoria, conselheiros, funcionários e associados pelos 92 anos de atividades, completas em 2017. Uma parceria importante para os dois lados, que seguirá firme e forte. Em cada cidade, em cada campo que a Caldense estiver, o Mantiqueira estará sempre procurando estar junto para manter o leitor e a torcida sempre muito bem informados. Arriba Caldense.

Nenhum comentário: