sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Secretário faz balanço do primeiro ano e promete um 2018 marcante para o esporte

Poços de Caldas, MG - Wellington Guimarães, o Paulista, nunca foi político. Destacou-se como zagueiro, e dos bons, sendo um dos principais jogadores que já vestiu a camisa da Associação Atlética Caldense. Depois vestiu camisas de outros muitos times, mas a Caldense ficou marcado na carreira. Depois que deixou os gramados, Paulista seguiu no futebol, sendo professor da escolinha de futebol da Coopoços, projeto que começou em 2010 com o professor de educação física André Oliveira. O respaldo para este trabalho veio do então presidente da Coopoços Sérgio Azevedo. O tempo passou e Azevedo acabou eleito prefeito de Poços de Caldas. Como prefeito eleito, ele não esqueceu Paulista e colocou o ex-capitão da Veterana como o homem mais forte do esporte da cidade. Paulista se tornou secretário de Esportes, um desafio infinitamente maior do que daqueles enfrentados nos tempos de jogador de futebol. Nesta reportagem, o Mantiqueira traz um balanço do primeiro ano de Paulista como secretário e ele fala sobre os desafios enfrentados, o ano que serviu de grande aprendizado e as metas para 2018.

O difícil começo

“Como secretário de Esportes já dei muito mais entrevistas do que quando jogava futebol profissionalmente”. Esta foi uma das primeiras falas de Paulista ao Mantiqueira em janeiro, quando assumiu o cargo. A pouca experiência em um cargo político não intimidou o secretário, mas as dificuldades iniciais foram grandes. “Chegamos na Secretaria com muitos problemas estruturais e financeiros e foi complicado lidar com tudo isto”, lembra Paulista. As primeiras provas esportivas foram a Corrida da Comarca, que vale também como etapa da Média Paulista de Ciclismo e a Volta ao Cristo. “Quando chegamos tínhamos tudo pronto pela equipe da Secretaria e facilitou muito. O problema maior foram os desafios que estavam por vir”, conta o secretário.


De corpo presente

A estratégia do secretário foi acompanhar tudo de perto. Durante o ano Paulista conseguiu, às vezes de forma inexplicável, estar presente em vários eventos, quase que ao mesmo tempo. “Acho importante marcar presença nos eventos, ver o que está acontecendo, ouvir as reclamações, o que pode ser feito para ajudar. No máximo do possível tentar ir em tudo que tinha o dedo da Secretaria de Esportes”, conta Paulista.


Estrutura precária

O secretário admite que neste primeiro ano de mandato não conseguiu resolver os graves problemas estruturais das praças esportivas. “Temos muito trabalho neste sentido, porém, a verba é curta e acabamos não conseguindo fazer muita coisa. Em 2018 a prioridade é resolver principalmente a questão dos ginásios, trocar telhados, buscar soluções. Infelizmente, todos os ginásios da cidade têm algum tipo de problema para ser resolvido”, fala o secretário.

Ajuda aos atletas

Outra questão abordada por Paulista foi a ajuda aos atletas da cidade, que levam o nome de Poços de Caldas para várias localidades do Brasil. “Tentamos ajudar a todos, mas são muitos e, claro, alguns ficam insatisfeitos. O orçamento é pequeno, mas na medida do possível o atleta que nos procura consegue alguma coisa”.

Ônibus novo

Paulista comemora a aquisição de um ônibus zero para a Secretaria de Esportes. Segundo ele, o dinheiro veio do fundo de esportes e o veículo vai ajudar muito os atletas locais. “Esta foi sem dúvida uma das maiores conquistas do ano. Este ônibus dará condições de levar nossos jovens para vários eventos com a segurança que todos precisam”, falou o secretário.

Parcerias

Paulista vive uma intensa busca por parceiros que possam ajudar a Secretaria. A nova parceria veio com o Hotel Monreale, que doou todo o material que será usado neste início de ano para uma reforma do estádio municipal Benedito Bandola de Oliveira. “Temos que agradecer muito as parcerias que conseguimos e vamos continuar buscando novos apoiadores para ações na cidade”, falou.

Novidades

Questionado sobe o que esperar de 2018 na parte esportiva, Paulista não adiantou muito, mas garantiu que teremos boas novidades. Sem falar detalhes o secretário contou que duas provas nacionais devem movimentar a represa Bortolan na temporada. Uma deverá ser um campeonato nacional de jet sky, mas o secretário disse que só entrará em detalhes quando tudo estiver acertado. “Teremos muita coisa boa acontecendo este ano, estamos mantendo muitas conversas com pessoas importantes, atletas, e a cidade será bastante movimentada no setor esportivo em 2018”, falou o secretário.


PoçosAtiva e Jogos Solidários

Dois projetos implantados pela administração Sérgio Azevedo foram muito comemoradas por Paulista. O primeiro foi o PoçosAtiva,que envolve toda a equipe da Secretaria de Esportes e leva modalidades esportivas para quase todos os bairros da cidade. A outra foi a realização dos Jogos Solidários, evento que uniu esporte e solidariedade e envolveu muita gente. “Foram duas novidades que vieram para ficar. Estou muito feliz com o resultado do projeto PoçosAtiva e em 2018 ele deverá ser ampliado. A meta é levar esporte para 100% de Poços de Caldas. “Quanto aos Jogos Solidários não tem nem o que falar. Foi um evento fantástico, muita gente querendo fazer o bem através do esporte e foi emocionante. A finalidade agora é melhorar alguns detalhes em 2018, aumentar o número de participantes, que este ano foi fantástico, mas podemos ter mais gente envolvida e principalmente fazer o bem. Acredito que os Jogos Solidários foram uma das melhores coisas que já aconteceram no esporte de Poços de Caldas em muitos anos”. falou Paulista.  Os Jogos Solidários, realizados pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Servas e Associação Comercial Industrial e Agropecuária (Acia), arrecadaram, por meio da inscrição de atletas, venda de camisetas e apoio de empresas, um total de R$ 68.591 durante os 24 dias de competição. Com a participação de 23 entidades assistenciais, cada uma receberá a quantia de R$ 2.982,21.

Eventos fora de lugar

O Mantiqueira questionou o secretário sobre os shows realizados na pista de atletismo e Ronaldão. Ele reconheceu que os locais não foram apropriados, no entanto, a cidade não tinha outros locais para a realização dos mesmos. “Tentamos de todas as formas locais, mas temos graves problemas neste setor, que acredito que serão resolvidos. O secretário disse que nem a pista, nem o estádio devem mais receber eventos deste porte. “Entendemos que o show no Ronaldão era necessário e por uma boa causa, que era ajudar a Santa Casa. A Caldense está trabalhando para a recuperação do gramado e nós estamos ajudando com mão de obra e teremos um gramado em condições de receber com qualidade os jogos dos campeonatos em disputa”, falou Paulista. 


2018 será o ano da afirmação

O Mantiqueira termina questionando se o secretário estará mais experiente no cargo em 2018. Não fugindo da pergunta ele diz que aprendeu muito, levou muitos tombos, mas sente que 2018 será o ano da afirmação. “Como você mesmo disse no início, fui jogador de futebol durante toda minha vida. Nunca fui um político e quando menos esperava veio este desafio na frente. Claro que apanhei muito, fui criticado, questionado, mas com humildade fui vendo onde poderia melhorar para fazer uma boa administração. O ano foi difícil, mas acredito que a equipe da Secretaria de Esportes novamente deu conta e estou muito feliz. 2018 será diferente, agora sei o caminho das pedras, sei onde errei e não posso mais errar, fiz parceiros importantes e certamente será um ano diferente. Quero agradecer imensamente a toda equipe da Secretaria de Esportes, que não mede esforços para que cada evento aconteça da melhor forma possível. Vou de porta em porta atrás de parceiros para ajudar nossa administração neste ano e tenho certeza que conseguiremos muitos progressos. Com a ajuda de todos tudo fica mais fácil. Finalizo esta entrevista desejando a todos de Poços de Caldas um feliz 2018. Agradeço ainda o apoio de toda a imprensa da cidade que está junto numa parceria que é muito importante para os dois lados”, finalizou Paulista.

Nenhum comentário: