quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caldense é a única representante do sul de Minas

Agora é oficial. A Caldense já tem data para voltar a disputar um campeonato entre as principais equipes de Minas Gerais. O Mineiro do Módulo I começa no dia 24 de janeiro e terá a presença de 12 equipes. O América de Teófilo Ottoni herda a vaga deixada pelo Rio Branco de Andradas, que desistiu da competição e pediu licença à Federação Mineira de Futebol (FMF). O América, que fez a terceira melhor campanha do Módulo II deste ano, ficando atrás de Ipatinga e Caldense, entra na elite pela primeira vez na sua história. O caçula da elite mineira não é time fácil de se bater. Jogando em seus domínios se mostrou imbatível no Módulo II deste ano, motivo que o colocou entre os melhores do Módulo II. A equipe venceu todas as partidas que jogou em sua casa e conta com uma torcida apaixonada que com certeza será um adversário a mais para quem jogar na distante Teófilo Otoni.
Outra determinação importante no arbitral realizado ontem em Belo Horizonte é que nas fases finais os jogos só poderão ser realizados em estádio com capacidade de 10.000 expectadores e isso afeta diretamente a Caldense. Em caso de uma eventual classificação do time de Poços de Caldas os jogos terão que ser realizados em Belo Horizonte. “É muito bom deixar claro que se passarmos para fases decisivas iremos jogar fora de casa por determinação do regulamento. Algumas pessoas maldosas já afirmaram no passado que a Caldense vendeu jogos para times da capital em momentos decisivos e isso nunca aconteceu. Jogamos longe de nossa torcida porque é assim que determina o regulamento”, disse Jânio Joaquim, gerente de futebol da Caldense. Ele realizou ontem uma reunião com representantes dos times do interior com o intuito de barrar a indicação de qualquer outra equipe no lugar do Rio Branco de Andradas. Segundo o gerente, todos concordaram de início mas na hora da votação para valer apenas a Caldense manteve sua posição.
Ainda com relação aos estádios, a FMF não aceitará a colocação de arquibancadas tubulares e se algum clube quiser aumentar a capacidade terá que realizar obras em sua referida praça esportiva.
Para os jogos realizados em Poços de Caldas os preços dos ingressos serão mantidos. A arquibancada descoberta custará R$ 10,00 e a coberta R$ 20,00. “Mantivemos esse preço em reconhecimento ao esforço do nosso torcedor que aguentou a equipe por dois anos seguidos na segunda divisão. Não é justo agora aumentar o preço dos ingressos pois queremos e precisamos do apoio total da torcida em nossa volta à elite mineira”, disse o presidente Laércio Martins.
Os jogos do Campeonato Mineiro serão realizados aos domingos sempre com partidas às 16h. O time de Poços deve realizar dois jogos no meio da semana, às 20h30.
Preparação - A Caldense continua sua preparação para o Estadual, que se inicia em pouco mais de dois meses. O time realiza amanhã em São Paulo um amistoso diante do Corinthians, pela manhã. Este jogo será realizado no Parque São Jorge e o técnico Alemão leva o que tem de melhor para este importante teste. Em dezembro o time deve iniciar treinamentos no Ronaldão visando dar oportunidade aos novatos de se familiarizarem com a casa onde vão mandar os jogos na primeira fase do Campeonato Mineiro.
Rio Branco de Andradas - Em Andradas um sentimento de tristeza tomou conta dos torcedores. Todos estão indignados com a postura da diretoria de abandonar o Campeonato Mineiro. Motivo de orgulho para os andradenses o Rio Branco de Andradas sempre foi o principal rival da Caldense e o duelo entre os dois times era aguardado com ansiedade nas duas cidades. “Uma pena não termos o Rio Branco ano que vem no Campeonato Mineiro. Mesmo morando em Poços de Caldas e ser torcedor fanático da Caldense fiquei triste com o abandono deles. O campeonato com Caldense e Rio Branco de Andradas tem um charme a mais. A diretoria deve saber o que faz e aqui vamos torcer para que a ausência do Rio Branco facilite o caminho para a Caldense, que tem um rival forte a menos para enfrentar”, disse Weverton de Souza, torcedor da Caldense.
“Não só o torcedor do Azulão vai perder mas Andradas também sai derrotada. O Rio Branco era um dos principais divulgadores da cidade na mídia nacional. Não entendo essa postura da diretoria”, lamentou um torcedor do Rio Branco em entrevista à TV Alterosa.
O Campeonato Mineiro do ano que vem será disputado pelas seguintes equipes: América Futebol Clube - Belo Horizonte; América Futebol Clube - Teófilo Otoni; Associação Atlética Caldense - Poços de Caldas; Clube Atlético Mineiro - Belo Horizonte; Cruzeiro Esporte Clube - Belo Horizonte; Esporte Clube Democrata - Governador Valadares; Ipatinga Futebol Clube – Ipatinga; Ituiutaba Esporte Clube – Ituiutaba; Tupi Foot Ball Clube - Juiz de Fora; Uberaba Sport Clube – Uberaba; Uberlândia Esporte Clube – Uberlândia; Villa Nova Atlético Clube - Nova Lima
As equipes devem fazer do próximo Mineiro o mais forte dos últimos anos. Tirando os times da capital, fortes por natureza, o interior entra com o que tem de melhor. A ausência do Rio Branco de Andradas não vai pesar na qualidade do campeonato. O América, substituto do Azulão, é forte em casa e fora consegue beliscar pontos importantes. Caldense, Uberlândia, Ipatinga, Tupi, Vila Nova, tradicionais equipe do interior, fazem deste o campeonato mais equilibrado de todos os tempos.

Nenhum comentário: