quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Presidente da LPF rebate críticas

Na edição do último sábado o técnico do Vila Nova no módulo II do Amador, e jogador do União no Master, José Geraldo Saggiorato, o Schumacher, teceu inúmeras críticas à conduta da LPF e mais especificamente de seu presidente Antônio Carlos dos Santos, o Ceará. Schumacher disse que a entidade dirige os campeonatos com dois pesos e duas medidas. Ceará esteve ontem na redação do Mantiqueira e rebateu as acusações.


Eliminação do Corinthians Caldense
“Todos sabiam que os cartões amarelos eram mantidos em todas as fases. Está no regulamento. O Corinthians Caldense já participou de outras edições do amador e tinha conhecimento do regulamento. Se fazer de desentendidos agora não cola. O próprio jogador sabia que estava punido com três cartões e pediu para deixar o campo de jogo. Um jogador que estava no banco do time adversário ouviu ele pedindo para sair e partiu daí a denúncia que eliminou o time. Todo ano o regulamento é o mesmo. Cartões amarelos não zeram de uma fase para a outra. Vejo que faltou ler o regulamento direito. A punição foi justa ao time do Corinthians Caldense. Além do mais a Liga Poços-caldense de Futebol não é obrigada a controlar cartões de time algum. Isso é obrigação dos dirigentes, técnicos e jogadores dos clubes. Temos na sede da LPF a relação de todos os cartões que são distribuídos nas rodadas e essa relação fica à disposição de todos. Os interessados podem ir na sede da entidade que é entregue para eles essa relação para que possam controlar quem joga e quem não pode jogar. Não mandamos para o jogo relação de cartões amarelos”.

Caso anterior
“O Schumacher citou uma partida do ano passado em quem eu mandei eles entrarem em campo e depois apliquei uma punição. Também nesse caso ele está mentindo descaradamente. Aliás, tudo que ele falou na reportagem foi baseado em mentiras. O Schumacher se mostra uma pessoa que não entende de futebol. O referido caso envolveu as equipes Vila Nova e Juventude e a partida estava marcada para 10h30 e os dois times combinaram de atrasar para ficarem sabendo do resultado final do jogo que era realizado no Ronaldão. Na oportunidade a LPF marcou todos os confrontos no mesmo horário para que não houvesse manipulação de resultados. O Vila e o Juventude entraram num acordo e retardaram a partida entre eles. No Ronaldão jogavam Ferti Mitsui x Corinthians Caldense. Na oportunidade o maior interessado nos jogos era o Vila Nova, pois dependendo de uma combinação de resultados ele ficaria com a vaga no lugar do Ferti Mitsui. O Juventude já estava eliminado do campeonato. Nesse jogo aconteceu um fato estranho. O goleiro do Juventude fez um gol nele próprio e foi repreendido pelo filho que também estava jogando. O rapaz ficou tão revoltado que deixou o jogo inconformado com a atitude do pai.

Dois pesos, duas medidas
“Com relação às declarações que o José Geraldo prestou, afirmando que existem dois pesos e duas medidas, haverá consequências para ele. Ele será indiciado. Vamos passar o caso para a comissão disciplinar e ele terá que provar onde a LPF beneficia determinadas equipes. Até hoje, todos os times que cometeram infrações foram punidos. Vila Nova, Corinthians Caldense, Juventude, enfim, várias equipes já receberam punições da LPF. O mesmo acontece com os atletas que são levados à comissão disciplinar e se for o caso são punidos”.

Posturas dos árbitros
“O José Geraldo disse que os árbitros da LPF são autoritários e tentam intimidar os jogadores com possíveis expulsões. O árbitro vai para a partida fazer seu trabalho e fica escutando xingamentos de todos os lados. Chega um momento que ele toma a atitude que acha correta. Não é certo o jogador ou treinador, enfim, quem quer que seja, ficar o tempo todo ofendendo o juiz e sua família. Jogador de futebol não é santo e as ofensas são muitas ao juiz e aos auxiliares. Alguns árbitros ficam quietos mas outros não conseguem. Estamos lidando com ser humano que tem limites. O Schumacher quando está à beira do campo e seu time está perdendo briga com todo mundo. Ele acha que porque é grande fisicamente, trabalha em jornal, pode ganhar jogo à força. Não é assim que as coisas funcionam. Enquanto eu estiver na Liga nem o Schumacher nem ninguém vai ganhar jogo à força”.

Caso Edinho
“O jogador Edinho deu entrada na LPF para disputar o amador deste ano pela equipe do Curimbaba e pelo Botafogo. Quando vimos o problema e conferimos as assinaturas chamamos o jogador na sede da LFP e tentamos resolver. Ele disse que nenhuma das assinaturas era dele e pediu para que a gente apagasse as mesmas pois ele não queria jogar o amador e sim o campeonato rural, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Claro que falamos para ele que não apagaríamos as assinaturas e chamaríamos os dirigentes de Curimbaba e Botafogo para resolvermos o assunto. Nesse intervalo ele jogou duas partidas pelo Botafogo e gerou mais confusão. Quando ele voltou a campo pelo campeonato rural houve a denúncia. O Lelo pediu para que a gente passasse para a SME a punição por escrito e só assim ele seria punido no campeonato rural. Assim foi feito e o caso ainda está entregue ao departamento jurídico”.

Invasão de campo
“O jogo entre Grêmio o Grêmio Mitsui na última sexta-feira não foi concluído devido a uma invasão de campo. Entre os invasores estava o Zé Gordinho do time do Grêmio. O jogo estava empatado em 1x1, resultado que já classificaria a Mitsui para a final, quando uma jogada normal, de ombro, originou o segundo gol do Grêmio Mitsui. O pessoal do Grêmio cercou o juiz Zenaido. O árbitro me ligou e disse o que estava acontecendo e para piorar a situação disse que não tinha condições emocionais de continuar a partida, já que tinha recebido pouco antes do jogo notícias de que seu pai estava com uma grave doença. Tentei convencer ele a continuar apitando a partida mas ele não estava em condições. Pedi então para que um dos auxiliares assumisse o restante do jogo. Faltavam certa de 10 minutos para o fim da partida. Quando tudo estava pronto para o reinício o Zé Gordinho disse que se o juiz não anulasse o segundo gol do Grêmio Mitsui retiraria seu time de campo. Como o gol foi legal o juiz manteve o placar de 2x1 e o Zé Gordinho realmente tirou seu time de campo. O caso está na comissão disciplinar e o time do Grêmio deverá receber uma punição.

Balanço do ano
Faltando pouco mais de um mês para o ano acabar e os últimos campeonatos da LPF chegarem à reta final, Ceará faz um balanço positivo das atividades em 2009. “Conseguimos realizar todos os eventos que estavam programados. Tivemos problemas apenas com o Juventil. Infelizmente deixamos esse campeonato de lado pois não apareceu equipes interessadas. Em todas as reuniões apenas duas ou três equipes compareciam e não dava para formular uma tabela. Nas demais competições o balanço é positivo. Futebol é movido a paixão e as polêmicas sempre aparecem. Às vezes o jogador, o técnico e o dirigente acham que têm o direito de ser campeão e as coisas não funcionam assim e vence o melhor”, disse Ceará.

Decisões
O Campeonato Amador do Módulo II será decidido neste domingo. Amanhã acontece o jogo entre Sporting Aphas x Social. Quem vencer esse jogo sobe para o módulo I do ano que vem juntamente com o campeão e o vice. A partida será às 19h45. A decisão será domingo (8), às 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Poços envolvendo as equipes do Guanabara de Botelhos x Internacional. A final do Módulo I será no dia 15 entre Grêmio Mitsui x Cruzeiro também com transmissão da TV. O jogo começará às 10h30. No módulo I apenas uma equipe é rebaixada e esse ano o Flamengo da Cascatinha fez a pior campanha e disputa o Módulo II ano que vem.

Nenhum comentário: