quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Torneio da Cruz

Na última segunda feira, feriado de Finados, o Poços de Caldas Golf Club realizou o Torneio da Cruz, criado em homenagem aos mortos. Cerca de 40 jogadores participaram da competição que foi realizada no campo de Poços, um dos poucos no Estado de Minas Gerais. "O número de jogadores foi acima da expectativa por ser feriado nacional e muitas pessoas viajarem em datas como essa. O dia ensolarado ajudou para que o torneio se desenvolvesse com muito sucesso", disse Horácio Maldonado, professor do clube. O golfe é um esporte pouco difundido no Brasil. Segundo o professor Horácio, as coisas devem mudar com a inclusão da modalidade na competição olímpica. "Tenho dois filhos golfistas e eles estão muito motivados e existe uma expectativa de que o golfe vai crescer", disse Maldonado.
Faltando pouco mais de um mês para o final do ano golfístico, Poços de Caldas ainda sediará dois torneios. O primeiro acontece ainda em novembro e depois um outro no começo de dezembro encerra a temporada.
O presidente do Poços de Caldas Golf Club, Jorge L. Filho, disse que o trabalho de divulgação desse esporte na cidade aumentou bastante. Segundo ele, com isso a possibilidade de chamar novos interessado para o esporte cresce consideravelmente. "O golfe é um esporte que pratico há bastante tempo, embora não jogue tão bem como gostaria, e é muito gostoso de ser praticado, sendo hoje modalidade olímpica. Espero que isso atraia mais gente para esse campo maravilhoso que temos em Poços de Caldas", disse Jorge. A cidade possui dois grandes jogadores, Lourival Carvalho Filho, um dos veteranos, e ainda Eder Cisternas, atleta que está no começo de carreira, mas que já se coloca como uma das revelações do golfe. Eder é filho do professor Horácio Maldonado. "Temos participado de diversos torneios internos e ainda fora da cidade. Temos uma equipe juvenil muito boa e a certeza que grandes nomes vão aparecer na cidade em breve", disse o presidente do clube, que vê crescimento considerável da modalidade no país. "Em São Paulo a divulgação do golfe como esporte popular já é maior e pessoas que nem sequer conheciam o golfe hoje já se aproximaramda prática. Não tenho dúvidas de que o golfe será um esporte muito praticado dentro do nosso país", finalizou ele.
Amor pelo esporte - A reportagem conversou com alguns praticantes do golfe na cidade e pôde constatar que todos amam o esporte que escolheram. Desde os quinze anos praticando golfe, Osvaldo é um exemplo disso. O jovem que começou como cady disputa torneios na cidade e tenta um espaço nessa modalidade em ascensão no país. "Com muito esforço comprei os primeiros equipamentos e passei a jogar. Hoje estou ainda buscando meu espaço nesse esporte que só coisas boas acrescentou em minha vida", conta ele, que trabalha diretamente com o professor Horário Maldonado.
Outro apaixonado pelo golfe é Eduardo Maran, que entre uma tacadas e outra conversou com a reportagem. Ele lamentou a falta de interesse pelo esporte. "As pessoas às vezes preferem ficar sentadas num bar o dia todo bebendo ao invés de praticar algum esporte. "Pensam que golfe é monótono, acham que é apenas para idosos mas garanto que de monótono o golfe não tem nada, é muito estimulante. Eu já pratiquei quase todos os esportes e digo que o golfe é o mais difícil. Os jovens ficam nervosos quando erram uma tacada e tentam se aprimorar na próxima. O golfe é cativante e quero convidar a todos que venham conhecer nosso clube. Tenho certeza que vão se encantar", diz Maran, que jogava juntamente com Jefferson, que disse que já jogou tênis e outros esportes, porém, segundo ele, como o golfe não existe outro.
O Torneio da Cruz também foi prestigiado por mulheres. Rita Moreti, jogadora conhecida em Poços de Caldas, está retornando ao golfe depois de um tempo de inatividade. Ana Arida era outra participante do torneio. Ela lamenta a presença de poucas mulheres na modalidade. "É uma pena pois é um esporte gostoso e as mulheres deveriam praticar mais. Eu amo este clube de paixão e quero ver isso aqui crescer", disse Ana.

Nenhum comentário: