quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Elton Fiebig no GP Nacional

Atleta do Projeto Soma, de Poços de Caldas, e do São Caetano, um dos mais respeitados do judô brasileiro, Elton Fiebig, campeão mundial, ficou com o vice-campeonato no GP Nacional realizado em São Paulo no ginásio da Sociedade Esportiva Palmeiras. O GP reuniu os 12 maiores clubes do país separados em quatro grupos com três equipes cada, sendo que dois passavam para a próxima fase, que contou com dois grupos de quatro equipes. Depois passaram para a terceira fase os dois melhores de cada grupo que fizeram a semifinal. Grandes nomes do judô brasileiro estiveram participando do evento, além de clubes com os maiores orçamentos, como Pinheiros, Minas Tênis e Sogipa. “São Caetano participou mais com sua tradição pois os investimentos já não são feitos desde 2004. A equipe passa por uma fase em que vem perdendo apoio da prefeitura local mas consegue manter a tradição por ter atletas que possuem uma grande bagagem, que mesclam com novos valores que ajudam os garotos”, conta Elton. A decisão reuniu as equipes do São Caetano e do Minas Tênis Clubes. Os mineiros foram campeões e o time de Elton Fiebig ficou com o segundo lugar. “O saldo acabou positivo, batemos o Sogipa, equipe forte e que tem a maioria dos atletas na seleção brasileira. Eles tinham ainda o vice-campeão mundial, mas na hora nós fomos mais eficientes e conseguimos vencer”, conta Elton. O judoca de Poços destaca a força do conjunto da equipe do São Caetano que atribuiu aos desfalques a derrota para o Minas. “Começamos a competição com nove atletas e terminamos com seis. Muitas rodadas, o risco de lesão é grande e o próprio nível da luta causa esses problemas, já que nossa equipe não é tão nova e o desgaste é maior”, disse Elton. Uma das notas negativas do evento ficou por conta do Esporte Clube Pinheiros, atualmente maior orçamento do judô nacional, que conta com atletas como Tiago Camilo, Leandro Guilhero. Eles não foram bem no campeonato por ter desfalques importantes e perderam para equipes de segunda linha do judô brasileiro. Um dos atletas do clube foi desclassificado por ofensas ao árbitro e acabaram abandonando a competição sem disputar a sétima e oitava colocações. Nas última três edições do GP eles foram os campeões. “Acho que faltou humildade para o clube. Quando a gente entra num evento deste porte a possibilidade de derrota também existe e abandonar a competição é muito feio”, lamentou Elton.
 O GP teve transmissão ao vivo pela Record News e é um dos principais realizados no Brasil. São Caetano sempre se destaca no campeonato, sendo duas vezes campeão.
 Elton destaca a união da equipe, onde todos tentam ajudar os colegas e isso faz o grupo ser muito forte. “Nos superamos dentro da competição. Perdemos o Carlos Honorato. Eu mesmo me contundi e não pude disputar toda a competição e mesmo assim fomos bem”, disse Elton.
 O judoca do Projeto Soma agora disputa no próximo final de semana o Campeonato Brasileiro Master no Corinthians. O Brasileiro irá credenciar a próxima equipe brasileira que representará o país no mundial master de 2010 na Hungria no meio do ano.

Nenhum comentário: