terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ciclista com vaga nas paralimpíadas do Rio disputa Corrida da Comarca em Poços

Poços de Caldas,MG - No último domingo Poços de Caldas sediou mais uma etapa da Prova Ciclística da Comarca, que também vale pela primeira etapa da Média Paulista. A prova aconteceu nas ruas do centro de Poços, com largada e chegada em frente à Prefeitura. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a Federação Paulista de Ciclismo e o Ciclo Sport.
A competição contou com cerca de 400 participantes e Lauro Chaman, atleta da equipe da cidade de Santos-SP, foi um dos destaques. Com vaga já garantida nas paralimpíadas do Rio, ele usou a prova de Poços de Caldas como treino preparatório para início da temporada 2016. Chaman tem deficiência grau C-5. Ele nasceu com o pé esquerdo virado para trás e passou por cirurgia para corrigir o problema. O procedimento o fez perder a movimentação do tornozelo e, como consequência, teve atrofia na panturrilha. O ciclista iniciou a carreira nas provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 19 anos passou por classificação funcional e começou a competir entre os atletas paralímpicos de estrada e pista. “A gente se prepara correndo com o pessoal olímpico e procura usar essas provas tanto para ajudar a equipe quanto para se preparar para as corridas paralímpicas”, explicou Entre as principais conquistas de Chaman estão 3 medalhas no Parapan-Americano, em Toronto, Canadá, duas medalhas de ouro (prova de estrada e contra-relógio) além de uma medalha de prata na perseguição individual.
Recentemente o paraciclista foi campeão paulista de resistência na cidade de Boituva-SP. “Gostei muito da corrida em Poços de Caldas e espero voltar nos próximos anos”, finalizou Chaman.

A competição

O vencedor da categoria Elite, a principal da competição, foi Elton Pedroso Silva, de Santos (SP). No feminino a vencedora foi Welyda Rodrigues, também de Santos. Os destaques de Poços de Caldas vieram na categoria Estreantes, com Ulisses Flores em segundo lugar, e na Sênior A, com Luis Paulo dos Santos, o Buraco,  na terceira colocação.
O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes com a Federação Paulista de Ciclismo e o Ciclo Sport.
Dansinger - Dona de um grande talento e um dos destaques do ciclismo de Poços de Caldas, Josiane Dasinger representou na primeira competição do ano a cidade de Iracemápolis.
 “Já no ano passado Josi completou nossa equipe quando participou dos jogos regionais de São Paulopor Iracemápolis-SP. Agora o próximo caminho é federa-lá para as competições de 2016. Estamos muito contentes com ela em nossa equipe”, comenta o técnico Renato Buck que trouxe 10 ciclistas para competir em Poços de Caldas no domingo. “Venho há décadas para essa cidade que é maravilhosa, inclusive para passear com minha família. Meus filhos e meu genro são ciclistas e vir a Poços de Caldas já faz parte da vida deles”, finalizou Buck.

Nenhum comentário: