quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Olimpíadas: próspero 2016

Nizar El-Khatib

Faltam 198 dias. A expectativa aumenta a cada dia para todos nós torcedores, nós da comunicação, nós amantes dos esportes, nós organizadores, nós professores de educação física, nós fisioterapeutas, nós trabalhadores no turismo, nós da saúde, nós da imprensa, nós da construção, nós empresários do comércio, nós garis, nós empresários da indústria, nós da construção civil, nós médicos, nós dos transportes, nós brasileiros e finalmente, nós atletas buscando uma classificação para representar o Brasil com muito amor, na primeira olimpíada a ser realizada na América do Sul, as Olimpíadas Rio2016.
Serão vivenciados por todos nós momentos de muita emoção. Momentos como o vivido pelo mundo quando a nossa amada Maurren Maggi, nas Olimpíadas de Pequim em 2008 (no Ninho de Pássaro), saltou 7,04m. Era o primeiro ouro olímpico individual feminino brasileiro. A consagração de Maurren Maggi veio dar mais brilho ao atletismo e aos treinadores, como o Nélio Moura, com quem ela divide as comemorações pelo melhor resultado feminino na história do país.
Teremos muito a comemorar. Realizar uma Olimpíada não é apenas oferecer instalações esportivas de qualidade, acomodações dignas para atletas, turistas, imprensa, uma infraestrutura eficiente de comunicação ou de transportes. Isto não é o mais difícil de conquistar. As Olimpíadas Rio2016 têm a obrigação de ser transformadora de uma realidade, através da materialização de todos os planos que estão contidos no projeto de legado. Os jogos devem nos inspirar a estimular a superação, como se superam nossos atletas. Temos nas mãos a chance real de realizar aspirações, como nos tornarmos referência em cuidados em meio ambiente e em investimentos na educação associados à prática esportiva. A magnitude dessas ambições requer transformar mentalidades, colocar o bem comum sobre as vaidades e os interesses pessoais ou de grupos, praticar a grandeza de somar forças, dividir responsabilidades, construir, tendo o esporte como pano de fundo, o norte de novas práticas, de novas relações, de um novo país. Um Brasil mais ético, mais empreendedor, reconhecido em todo mundo com tal. Um Brasil premiado, dentro e fora das arenas. No peito de nossos atletas, nos corações de nosso povo e na mente de suas lideranças.
Independentemente da medalhas que poderemos conquistar, as Olimpíadas Rio2016 irão transformar as mentes e a alma do nosso povo, levando os jovens a ter um “Espírito Olímpico” em todas as suas atividades e a ver um horizonte digno em um país cheio de esperanças.
“Próspero 2016”

Nizar El-Khatib é vice-prefeito de Poços de Caldas

Nenhum comentário: