quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Projeto Vivendo com Energia

Poços de Caldas,MG - O projeto esportivo Vivendo com Energia, de autoria do professor Ismael Alexandre e patrocinado pelo Grupo DME, encerrou 2015 com chave de ouro. Em setembro, o professor lançou dentro do seu projeto o programa de emagrecimento do grupo, onde ele pesava todos os participantes toda semana antes de começar a sessão de exercícios. E isso durou até o mês de dezembro, em que houve confraternização entre os participantes, amigo secreto e a pesagem final. “Percebi que pesar uma única vez e só depois de três ou quatro meses pesar novamente era muito vago. O objetivo se perdia no meio do caminho e muitos desistiam do programa de perda de peso. Já fiz em 2014 dessa forma e os resultados positivos foram pequenos. Esse ano resolvi pegar no pé de todo mundo e pesá-los toda semana, independente se tinham exagerado no final de semana ou em algum evento familiar, não tinha desculpa, só assim o objetivo principal se manteve até o final do programa e os participantes se policiavam na sua alimentação constantemente. Apesar do trabalho que deu, pois atuo sozinho no projeto, o resultado foi excelente e muitas pessoas perderam peso”. Além disso, o professor, que é especialista em nutrição e suplementação esportiva, dava orientações nutricionais semanalmente. No total foram perdidos 92kg, o que foi considerado excelente, principalmente em se tratando de idosos, onde o emagrecimento é mais difícil devido ao baixo metabolismo.
O projeto é realizado na zona sul e oeste da cidade e já foi aprovado para execução em 2016. Ele atende pacientes das unidades de saúde (PSF) dos bairros Parque Esperança, Jardim Kennedy 1 e Kennedy 2 e também pacientes da unidade básica de saúde (UBS) da região do São Jorge e Vila Cruz. As sessões proporcionam a prática de exercícios físicos para os usuários do SUS dessas unidades e demais moradores como forma de prevenção de doenças e de dores e promoção da saúde e qualidade de vida, combatendo o sedentarismo.
 O público alvo são os idosos, mas pessoas de outras faixas etárias também participam. São feitos diversos exercícios, sentado e em pé, alongamentos, exercícios físicos funcionais e de força utilizando-se de borrachas e materiais específicos para causar melhora funcional, muscular e articular, além do alívio de dores. Os programas preventivos de atividade física voltados a este perfil são diferenciados e escassos, e também diferentes de pessoas mais jovens, pois estas atividades devem ser diferenciadas e direcionadas. O projeto é considerado um sucesso por Ismael, onde o objetivo era alcançar 150 participantes e até dezembro já tinha ultrapassado 200 pessoas cadastradas. Quem quiser participar, basta comparecer a um dos locais. Participam também alguns alunos da APAE, que interagem com os demais integrantes do grupo e realizam os exercícios normalmente.
O projeto foi patrocinado diretamente pelo Grupo DME pela segunda vez consecutiva, o qual o professor e os beneficiados pelo projeto agradecem muito pela colaboração e já está aprovado para 2016. Agradecemos também a todas as entidades e seus responsáveis pelos locais onde o projeto se desenvolve. Maiores informações pelos telefones (35) 9.9162-4971 (Tim e WhatsApp) e 9.9922-5203 (Vivo).

Nenhum comentário: