quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Atletas de Poços se destacam nas Paralimpíadas Escolares 2016

Poços de Caldas, MG - A capital paulista recebeu, de 21 a 26 de novembro, as Paralimpíadas Escolares 2016. Cerca de mil atletas de 12 a 17 anos disputaram o maior evento paradesportivo escolar do mundo. Dez modalidades no programa: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A grande novidade da edição foi o local de disputa, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. A estrutura foi inaugurada recentemente com capacidade para receber até 15 modalidades. O CT, antes de receber as Paralimpíadas Escolares, foi local de aclimatação e reta final da preparação da delegação brasileira para os Jogos Rio 2016.
A Delegação de Minas Gerais que representou o Estado nas Paralimpíadas Escolares viajou com 91 pessoas, sendo alunos-atletas, além dos técnicos e stafe. Destes, 13 membros de Poços de Caldas das instituições AADV, Adefip e AACD representando as modalidades goalball masculino, futebol de 7 e natação.
Para o coordenador do projeto Superar e técnico do goalball Eraldo Sandi, os resultados foram ótimos. “Objetivos alcançados, estes meninos têm um caminho brilhante no paradesporto e o mais importante para nós é a oportunidade de socialização deste alunos-atletas”.
A equipe de goalball masculino, campeão em 2015, enfrentou na semifinal a equipe do Estado de São Paulo e na final novamente o Estado da Paraíba, que ganhou de 10 a 2. A equipe de Minas não jogou bem no primeiro tempo no segundo melhorou, mas não conseguiu buscar placar.
O futebol de 7, com equipe jovem e promissora, jogou bem na fase de grupo, mas não conseguiu classificação. Para o técnico Leonardo, os meninos jogaram muito e voltaram com muita experiência para somar nos treinos,. “Foi muito bom representar nosso Estado, para 2017 vamos fazer a diferença”.
A atleta da natação Isabel Maimone participou pela primeira vez e surpreendeu todas as expectativas. “Achei que foi uma experiência sensacional, foi uma semana que passou muito rápido e uma realidade tão diferente que não vejo a hora de vivenciar novamente”, destacou ela.
Todos estes alunos fazem parte do projeto “Superar Limites no Paradesportivo”, proposta esportiva criada pelo professor Eraldo Sandi dos Santos, que promove o acesso de pessoas com deficiência à prática esportiva, do lazer à reabilitação. O projeto tem como proponente a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas, conta com o patrocínio direto do grupo DMEE e incentivo institucional da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09, sendo incentivado pela Unimed.

Resultados
Natação
3° 100m costas
4° 100m livre
4° 50m livre

Nenhum comentário: