sábado, 5 de novembro de 2016

Escolinha de goleiros da Coopoços comemora um ano

Poços de Caldas, MG - Dizem que onde o goleiro joga não nasce nem grama. A posição é ingrata e se ele faz uma defesa fantástica e salvadora, para muitos não fez mais que sua obrigação, porém, se toma um “frango”, ou “peru” - linguajar de boleiros para um gol defensável - é motivo de revolta de todos, torcida e jogadores. Mas tudo isto não tira a paixão pela posição de um grupo de meninos da escolinha de goleiros da Coopoços. Tendo como ídolos nomes como Rogério Ceni, Cássio, Manuel Neuer, da Alemanha, entre outros, eles treinam com o ex-goleiro profissional José Carlos Quiciri e sonham seguirem adiante nesta ingrata, mas adorada posição.
A escolinha de goleiros da Coopoços está completando um ano e veio para sanar um sério problema encontrado pelos professores com os meninos que gostam da posição. “A maioria apresenta muitos problemas, como saída de gol, reposição de bola, a hora certa de caírem para uma defesa e com isto acabam levando gols defensáveis. A vinda do José Carlos, experiente na área e que já foi profissional, nos ajudou muito neste sentido e estamos vendo uma grande melhora em nossos meninos durante o período em que a escolinha de goleiros foi ativada”, disse o professor Paulista, um dos idealizadores e criadores da escolinha da Coopoços.
O Mantiqueira acompanhou um dos treinos durante a semana e viu que os meninos são bastante exigidos pelo professor Quiciri. São chutes, treinos técnicos, com obstáculos, enfim, tudo que um goleiro de um time profissional faz nos treinos os meninos da Coopoços também fazem. “Estamos fazendo um trabalho que está tendo resultados muitos satisfatórios. Procuramos dar treinos específicos para os meninos e todos estão rendendo muito”, falou Quiciri, lembrando que devido às dificuldades da posição os treinos de goleiros precisam ser diferenciados e muito bem planejados para que os meninos que estão começando se sintam melhores quando estiverem  jogando. A escolinha está trabalhando com três grupos de meninos. Quiciri trabalha a iniciação com meninos de 7 a 10 anos, depois vem o segundo grupo com meninos de 10 a 13 anos e, finalizando, um grupo com os de 13 anos em diante. Cada faixa etária tem seus treinos específicos e com isto todos conseguem atingir um bom nível técnico. Atualmente a escolinha está trabalhando com 22 goleiros.

Goleiro profissional

A escolha de José Carlos Quiciri para trabalhar com os goleiros da escolinha não foi por acaso. Formado nas bases da Caldense em 2005, Quiciri atuou em times de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. “Tive a oportunidade de jogar por alguns anos como goleiro profissional e isto me ajuda muito hoje a ensinar os meninos. Formei e me especializei na área e hoje estou muito feliz com esta função”, finalizou Quiciri.

Nenhum comentário: