domingo, 13 de novembro de 2016

Prefeito eleito quer Olimpíadas Escolares novamente em Poços

Poços de Caldas, MG - Na entrevista especial deste domingo, o prefeito eleito Sérgio Azevedo conta o que pretende fazer pelo esporte da cidade. Ainda sem revelar o nome do secretário, ou secretária, como fez questão de enfatizar, Azevedo disse que pensa em trazer grandes eventos para Poços. A volta das Olimpíadas Escolares é uma das prioridades e para isto vai buscar recursos para uma pista de atletismo e uma piscina olímpica, grandes carências. Flamenguista doente, Azevedo admite que o título brasileiro escapou e já considera o Palmeiras com a taça na mão.

Mantiqueira - O que o senhor pensa em fazer pelo esporte durante este seu primeiro mandato?
Sérgio Azevedo - Falei durante toda a campanha que o esporte teria muita importância, principalmente para as crianças e adolescentes. Vamos priorizar atividades para os jovens, principalmente no contraturno escolar e buscar atividades que não deixem que as crianças tomem outros rumos não tão bons para suas vidas. O esporte é o caminho mais correto para isto e temos muitos planos. Não posso adiantar ainda nenhum projeto que estamos pensando, até porque não temos um secretário, ou secretária, definido para o setor e somente após este nome for anunciado é que vamos sentar e fazer os planejamentos para a área. Queremos e vamos valorizar todas as modalidades, incentivar qualquer prática esportiva.

Mantiqueira - Você pensa em buscar formas de financiamento para os projetos esportivos?
Sérgio Azevedo - Penso sim. Quero ver uma nova forma de financiamento desta área, que hoje tem o DME como grande responsável.  A entidade vem fomentando tanto a área esportiva quanto a cultura e quero dividir um pouco esta situação. Meu pensamento é ampliar as verbas destinadas a cada setor e quero que o DME continue incentivando a área da cultura e o Dmae seja o responsável em fomentar a área esportiva, neste caso acredito que teremos recursos maiores para cada setor.

Mantiqueira - A Coopoços sempre ajudou muitos atletas da cidade. Como prefeito o senhor pensa em ampliar esta ajuda e de que forma seria feito isto?
Sérgio Azevedo - Como presidente da Coopoços sempre fui muito procurado por atletas em busca de apoio da entidade. Sempre procuramos atender, mas isto era uma coisa que foge das características da Coopoços, que é beneficiar o seu cooperado. Mesmo assim, tentamos ajudar de uma forma ou de outra, mas sempre muito limitados. Agora na prefeitura vamos tentar atender estas demandas, claro que dentro das possibilidades da prefeitura, mas cabe a nós ter a criatividade para conseguir criar as verbas necessárias para cada setor. O esporte, assim como todas as áreas, tem uma grande necessidade e vamos tentar uma verba que possibilite ajudar as pessoas, um apoio. Vamos tentar ajudar dentro das nossas condições.

Mantiqueira - Nossas praças esportivas são sempre carentes de melhorias. Entra ano, sai ano, e a situação nunca se resolve. Como o senhor pensa em atuar para melhorar estes locais?
Sérgio Azevedo – De início já vou buscar resolver os problemas das principais praças esportivas da cidade. Quero deixar todas em boas condições de uso fazendo o que tem que ser feito em cada uma delas. Depois dos trabalhos feitos vou pedir à comunidade que nos ajude a zelar pelo bem do patrimônio. É preciso que nos ajudem a manter o que for feito, pois se o Poder Público tiver que todo ano reformar todas as praças ficará muito difícil. Além do mais, não existe verba disponível que suporte fazer isto ano a ano. A comunidade tem que se conscientizar que aquilo é um equipamento dela, precisa ser cuidado para continuar em boas condições. Vamos iniciar nosso governo, buscar solucionar os problemas e entregar as praças esportivas em condições, mas todos precisam saber de suas responsabilidades e serem parceiros da prefeitura para que as praças sejam sempre bem conservadas.

Mantiqueira - Olimpíadas escolares e outros grandes eventos podem voltar para Poços?
Sérgio Azevedo - Trazer novamente as Olimpíadas Escolares para Poços é uma das metas do meu governo, mas para isto precisamos resolver um grande problema que temos, que é a nossa pista de atletismo. Quero, quem sabe, um contrato de quatro anos para este evento em Poços e não prometo nada, mas vou buscar recursos para termos uma pista de atletismo em condições de receber os jogos. Vou tentar junto ao Ministério dos Esportes esta pista que será de grande valia para a cidade. Não é promessa de conseguir sucesso nesta empreitada, mas é promessa de muito esforço. Além da pista de atletismo, termos todas as praças esportivas em bom estado vai ajudar muito.

Mantiqueira - Uma piscina olímpica também é uma grande necessidade da cidade. O senhor também vai buscar meios para termos uma?
Sérgio Azevedo - Junto com a pista, a falta de uma piscina olímpica também é uma grande necessidade do esporte da cidade e que impede de termos grandes eventos. Mas vamos por partes, senão acabaremos sem conseguir nem um, nem outro. O foco inicial será a pista de atletismo e depois vamos tentar a piscina. O importante é “equipar” a cidade, que tem uma vocação esportiva, tendo em conta os vários eventos nacionais que já vieram para cá. Poços de Caldas merece uma atenção do Governo Federal em nos contemplar com bons equipamentos e nossa parte é buscar esta atenção.

Mantiqueira - E o Ronaldão? Existe algum plano de melhoria para nossa principal praça esportiva? Uma parceria com a Caldense, por exemplo, seria um caminho?
Sérgio Azevedo - Não pensei sobre esta possibilidade ainda. Estamos abertos, podemos sentar com a direção da Caldense, chegar a um consenso e até mesmo terceirizar o estádio. Neste caso o clube cuidaria do estádio, enfim, estamos abertos às conversas. O importante é que tanto o Ronaldão, quanto as outras praças da cidade, esteja em boas condições.

Mantiqueira - Como presidente da Coopoços o senhor sempre fez muito para promover o esporte e trouxe personalidades importantes para a cidade, como o Zico em 2010.  Como prefeito o senhor pensa em promoções deste tipo também?
Sérgio Azevedo - Sou bastante ousado nestas coisas e quero investir ideias nisto. Quero que Poços de Caldas fique à disposição do calendário nacional para grandes eventos e vinda de personalidades. Temos uma cidade que possui uma das melhores estruturas do Brasil e precisamos aproveitar isto. Falta contato para trazer mais grandes eventos e vamos tentar resolver esta lacuna que foi aberta. Queremos grandes eventos, temos condições de recebê-los e vamos investir nisto.

Mantiqueira - A pergunta que todos fazem. Quem será o secretário de Esportes?
Sérgio Azevedo - Existe uma grande ansiedade em todos os setores em relação a nomes do nosso governo. Confesso que esta ansiedade não é minha, estou tranquilo quanto a isto, pensando com calma nos nomes que podem compor nossa equipe e tudo será anunciado na hora certa. O que posso dizer é que vou fazer o que falei durante a campanha. Vamos fazer uma renovação de mentalidade e mudar tudo que foi feito até hoje. Queremos fazer coisas mais ousadas e que possa incrementar nossos atrativos. Turismo e esportes caminham lado a lado e por isto estamos estudando nomes que possam trabalhar em conjunto pelo bem da cidade. O pensamento é este para todas as Secretarias e todos podem ter certeza que nosso governo será inovador, com uma equipe diferente, com garra, vontade e seguindo como exemplo o que aconteceu na Coopoços. Sonhamos com uma coisa que naquele momento era uma utopia e se tornou realidade. Queremos sonhar o mesmo para a cidade e vamos tentar fazer com que este sonho se torne realidade.

Mantiqueira - O senhor não se cansa de dizer que terá um governo técnico porque não é político. O novo secretário de Esportes também será técnico e não político?
Sérgio Azevedo - Não excluo político de forma alguma. O que o político não pode fazer é entrar no nosso governo para fazer política e terá que vir para ouvir os técnicos de cada Secretaria e tomar sempre as decisões mais técnicas e melhores para a cidade. Claro que tenho todos os nomes de minha equipe em vista e vamos colocar no governo nomes que vão ao encontro do que quero, que a nossa administração quer e o que a população espera, não só do esporte, mas também das outras Secretarias.

Mantiqueira - Existe uma grande apreensão de todos os professores e atletas da cidade com relação a projetos de Lei de Incentivo e outras medidas do seu governo. O que você pensa neste sentido?
Sérgio Azevedo - Quero democratizar. Muitos perguntam se vou acabar com isto ou aquilo e sempre respondo não, muito pelo contrário, vamos buscar sempre aumentar projetos que atendam a comunidade em geral. Temos reclamações diversas de projetos que beneficiam sempre as mesmas pessoas e existem descontentamentos. Da nossa parte não vai existir isto e a democratização que falei no início é dar oportunidades a todos. Não tem ninguém amigo do Sérgio e sim projetos bons e projetos ruins. Ninguém será beneficiado por ser meu amigo até porque todos são meus amigos e ninguém terá privilégios. Na verdade nem vou participar do processo que analisa os projetos e nem vou influenciar. O que farei é exigir da equipe que analisará os projetos uma transparência e dentro desta democracia vamos procurar atender vários projetos de todas as modalidades. Queremos uma cidade diferenciada e que todos os bons projetos sejam contemplados, para assim atingirem o maior número de pessoas possível.

Mantiqueira - Como o senhor tem lidado com as expectativas em torno do seu governo?
Sérgio Azevedo - Realmente tenho sentido nas ruas uma expectativa muito grande. Depois que tive a felicidade de ter sido eleito, a população me para e depois de um cumprimento ou outro me questiona o que será feito. Falo que terei o governo mais democrático e que quero atender as principais necessidades de todos da melhor forma possível. Quero fazer um governo voltado para o bem da cidade e vou fazer o possível para acolher a todos. Todos que me procurarem para uma demanda coletiva estarei aberto. Quero ser um governo aberto para a população e vamos criar um aplicativo onde vamos receber sugestões das mais diversas. Vamos usar a tecnologia para agilizar o trabalho e facilitar a resolução dos problemas o mais rápido possível.

Mantiqueira - Fechando nossa conversa, saindo um pouco do esporte local e falando de sua paixão pelo Flamengo. Ainda dá para ser campeão brasileiro?

Sérgio Azevedo - Título não dá mais. Mas o Flamengo começou o campeonato pensando apenas em Libertadores, mas foi mais longe. O principal é que o Flamengo tem um time mais estruturado, respeitado e com salários em dias. Este quadro era diferente e mudou com uma boa gestão. É isto que queremos fazer por Poços de Caldas, administrar bem e resolver os problemas.

Nenhum comentário: