segunda-feira, 2 de abril de 2018

Laércio Martins: uma vida de amor e conquistas pela Caldense

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - A morte do empresário e ex-presidente da Associação Atlética Caldense Laércio Otávio Martins, 65 anos, na madrugada de sábado, surpreendeu a cidade. Ele era um homem forte, líder e que tinha um grande amor pela Caldense. Amor este que veio de família, já que seu pai Geraldo Martins Costa também foi presidente da Caldense e um dos homens que esteve à frente da construção do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, fato sempre lembrado por Laércio. Martins não resistiu a um enfarto fulminante quando estava passando o feriado de Páscoa com familiares em um sítio em Alfenas. Ele deixa uma história de conquistas pela Caldense que jamais serão esquecidas. Numa das últimas entrevistas ao jornal Mantiqueira, ano passado, ao passar o posto de presidente do clube para Antônio Bento Gonçalves, Martins disse: “Vai ser difícil acostumar com a ideia de não ser mais presidente da Caldense”. Disse ainda que jamais voltaria a presidir o clube. “Foi difícil tomar esta decisão, tive que passar um longo período colocando na cabeça a ideia do desapego e não serei mais presidente da Caldense. Passou meu tempo. Quando o clube precisou de mim eu estive presente, ajudei no que pude, mas agora é hora de outras pessoas fazerem sua parte. Fico de fora torcendo pelo sucesso de todos, se precisarem de alguma ajuda, algum conselho estarei à disposição, mas voltar como presidente acredito que nunca mais”, disse.
Foram 20 anos à frente da Caldense. Foi eleito pela primeira vez em 1992, comandou o clube nos anos de 1993 a 2004, 2007 a 2010 e 2013 a 2016, sendo um dos principais e mais duradouros presidentes da história do clube.

Social

No lado social Martins realizou grandes obras, as quais se destacam a modernização dos departamentos do clube, inauguração da piscina aquecida, da biblioteca e construção das quadras de squash, peteca, da sala de troféus. Foi em 2009, na administração de Martins, que foi construída a academia do clube, ainda hoje considerada uma das maiores do interior de Minas Gerais. No futsal Martins também ajudou na formação do time da GM Costa, que marcou história no cenário nacional e que levou o nome de Poços de Caldas a distantes horizontes. Até hoje o time, que também tinha Luiz Martins, irmão de Laércio, como apoiador e jogador, é lembrado com carinho na cidade.

Ninho dos Periquitos

Outra grande realização de Laércio Martins no comando da Caldense foi a construção do Centro de Treinamentos Ninhos dos Periquitos, batizado com o nome de seu pai Geraldo Martins Costa.  O local foi inaugurado dia 30 de dezembro de 1996 e sempre foi a “menina dos olhos” de Laércio, que não se cansava de elogiar o espaço usado para os treinos do time principal com alojamento para os atletas. O CT é ainda hoje uma das referências da Caldense, oferecendo atendimento médico, refeições e pouso, tendo três campos de treinos, cozinha industrial, sala de TV e vídeo, sala de recreação, sala de musculação, sala de fisioterapia, escritório, sala de departamento médico, piscina aquecida, vestiários para jogadores e vestiários para a comissão técnica, entre outras coisas.

Título em campo e título moral

Laércio Martins esteve à frente da Caldense em duas de suas principais conquistas no futebol profissional. Em 2002, ele era o presidente quando a Veterana sagrou-se campeã mineira, deixando o Ipatinga com um ponto a menos. No mesmo ano, o time de Martins foi vice-campeão do Super Campeonato Mineiro, perdendo a final para o Cruzeiro. A outra grande conquista veio em 2015 quando a Caldense perdeu a final do Estadual para o Atlético Mineiro e ficou com o vice-campeonato. Aquele time, no entanto, fez a melhor campanha da história da Caldense num Campeonato Mineiro e é considerada por muitos como campeã moral daquele ano.

Futebol ano todo

Com Laércio no comando do futebol da Caldense o torcedor da Veterana teve o que sempre pediu, futebol o ano todo. As boas campanhas dos times montados na gestão de Martins colocaram a Caldense em campeonatos como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. Assim, o time chegou a jogar quase que o ano todo e em 2015 quase conseguiu o acesso para a Série C. A vaga escapou num jogo contra o Ypiranga-RS, em Erechim, nas penalidades máximas.  Ele sempre dizia que futebol não era barato, mas para colocar a Caldense em um lugar de destaque ele não media esforços. “Futebol não se faz com pouco dinheiro, exige muitos sacrifícios, somos muito criticados, mas acredito que a torcida da Caldense merece um time em um lugar de destaque e sempre vou lutar por isto”, dizia. Outra situação que deixava Laércio inconformado era com a falta de apoio de empresários locais, pois ele acreditava que a visibilidade que a Caldense dava para a cidade nunca recebeu o justo conhecimento. “A Caldense é um dos motivos da maior divulgação de Poços de Caldas em todo o Brasil e isto nunca foi reconhecido. Lamento ter que bater de porta em porta e pedir um apoio que deveria vir de forma natural, mas infelizmente é assim mesmo”, falou certa vez Martins.

Última homenagem

Martins teve uma última homenagem domingo, durante o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro entre Atlético Mineiro e Cruzeiro. Foi respeitado um minuto silêncio para o dirigente. Homenagem justa ao homem que jamais será esquecido por tudo que fez pelo esporte de Poços de Caldas e que ajudou a colocar o nome da Caldense como um dos mais respeitados no futebol do interior do Brasil. O prefeito Sérgio Azevedo decretou luto oficial de três dias em homenagem a Laércio Martins.

Nenhum comentário: