segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Africanos dominam competição em Poços

No último domingo aconteceu a 28ª edição da Volta ao Cristo. A prova teve domínio dos africanos, que pela primeira vez disputaram a corrida nas ruas de Poços. A edição deste ano foi a maior da história, com a largada de 1.064 competidores. Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, a Volta ao Cristo, além de tradicional na cidade, ganhou status de competição internacional. Apesar de seu trajeto ser considerado um dos mais difíceis do Brasil ela é bastante concorrida e competidores de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Uberaba, entre outras cidades, se fazem presentes a cada edição.
O queniano Stanley Kipleting Biwott completou o percurso de 16 km em 53’40” e ficou com o primeiro lugar na categoria geral masculino. Stanley deixou para trás João da Bota, atleta do Cruzeiro que vinha de um tricampeonato. João da Bota cruzou na segunda colocação mas não ficou decepcionado com seu resultado. “Cada prova é uma história diferente. Vim para Poços de Caldas com o pensamento de vencer mas o queniano fez uma grande corrida e ficar na segunda colocação foi também um bom resultado. Durante a prova consegui me aproximar dele umas duas vezes na subida mas infelizmente não consegui vencer. Agora vou me preparar para o ano que vem, quando quero novamente participar desta corrida que faz parte do meu calendário”, disse João da Bota, que vai tirar uns dias para descansar antes da próxima competição.
A melhor colocação de Poços foi o 11º lugar de Daniel Corrêa de Azevedo, da equipe Tripoços/Eletrochoque/Secretaria Municipal de Esporte/Circullare. Ele esteve junto ao pelotão de elite o tempo todo e fez uma corrida sem erros.
Marcos Alexandre Elias, o Queniano, que mora em Poços de Caldas, mas representa a equipe do Cruzeiro, chegou na sétima colocação e demonstrou muita insatisfação com seu resultado. “Achei meu resultado péssimo. Não treinei para esta prova, estava treinando para correr a Meia Maratona de São Paulo dia 6 de março e decidi correr a Volta ao Cristo apenas no sábado à noite. Como meu treinamento era para outra competição estou um pouco cansado e meu desempenho na Volta ao Cristo foi muito afetado. Este sétimo lugar é um péssimo resultado para mim, para minha carreira. Para correr uma prova deste tipo tem que estar preparado e eu, infelizmente, não estava”, desabafou Marcos Elias.
A etíope Zeineba Hasso Hayato completou a prova em 1h04’37” e garantiu o título na categoria geral feminino. A brasileira Maria Zeferina Baldaia do Brasil chegou na segunda colocação.
O secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos destacou o recorde de competidores na edição deste ano da Volta ao Cristo. Para ele o fato de receber atletas de toda a parte do Brasil, e os internacionais, fortaleceu ainda mais uma competição que já tinha uma boa reputação fora de Poços de Caldas. “Gostaria de parabenizar a todos que batalharam para que este evento tivesse esse sucesso, nossos atletas, nossos parceiros, os funcionários da Secretaria de Esportes que trabalharam muito neste evento e ainda a imprensa em geral de Poços de Caldas que deu grande importância para nossa Volta ao Cristo”, disse Lelo. A premiação oficial para os atletas de Poços será na próxima quinta-feira às 19h30 no Solarium Eventos.

Nenhum comentário: