sábado, 13 de fevereiro de 2010

Caldense e Cruzeiro jogam de olho na reabilitação

A cidade volta, após dois anos, a receber uma grande equipe do futebol brasileiro. O Cruzeiro de Belo Horizonte, atual vice-campeão da Libertadores da América, é o adversário que a Caldense terá pela frente para buscar a primeira vitória na competição hoje, às 16h, no Ronaldão. Tanto Caldense quanto Cruzeiro precisam vencer para se reabilitarem de derrotas recentes. A Veterana vem de uma goleada em Juiz de Fora e o Cruzeiro caiu diante do Velez na Argentina, pela Libertadores. O time azul vai atuar sem seus titulares, mas trouxe para Poços jogadores de muita qualidade como Gilberto, Guerrón e Wellington Paulista. Para o treinador Adilson Baptista, o time que começa jogando tem condições para buscar a vitória desde o início do confronto. O grande destaque da Raposa é o armador Gilberto, convocado para a seleção brasileira e possível nome do time que Dunga levará para o Mundial da África. O jogador foi expulso na partida do meio de semana na Argentina e teve que dar muitas explicações sobre o fato. Na competição estadual, à qual não está dando prioridade, o Cruzeiro faz boa campanha. O time foi derrotado pelo Ipatinga em BH, venceu Villa Nova e Uberlândia, perdeu três pontos, mas os recuperou nos tribunais. A última vez que o Cruzeiro veio a Poços de Caldas foi em 2006, também num sábado de Carnaval, quando venceu a Caldense por 2x0.
A Caldense treinou duro a semana toda e a ordem é jogar de igual para igual com o Cruzeiro. O time de Alemão terá um dilema pela frente. Se ficar na defesa, esperando o Cruzeiro em seu próprio campo, levará pressão o tempo todo. Se for ao ataque na base do desespero pode abrir espaços para o time rival. Durante os treinos da semana, Alemão buscou a melhor formação para colocar em campo e apesar dos problemas com expulsões o time que começa jogando não deve ser muito diferente daquele que enfrentou o Democrata na primeira rodada.
A Caldense não faz um bom início de competição e vem de dois empates. Depois o time caiu de rendimento e perdeu feio para o Tupi. Hoje a equipe precisa achar o equilíbrio para buscar um bom resultado diante do Cruzeiro. O ataque precisa funcionar e a defesa não pode abrir os espaços da última partida. A chance da Caldense estará na forma de jogar. Não adianta se fechar atrás e sofrer pressão o jogo inteiro. Vai ser preciso muita marcação a partir do meio de campo e explorar a velocidade de Luizinho e Walderi, jogadores eficientes em campanhas recentes da Caldense. No ataque Tiago Pereira precisa se desencantar. Até agora o vice-artilheiro do campeonato passado não conseguiu balançar as redes e está com sede de gols. Outro fator que o time de Poços poderá aproveitar será o apoio do torcedor. O estádio terá a maioria de torcedores da Caldense pois apenas uma pequena cota foi reservada para o time da capital.
Os dois clubes já se enfrentaram em 68 oportunidades. São 45 vitórias celestes, 17 empates e apenas seis triunfos da Veterana. O Cruzeiro marcou 134 gols e sofreu 41. Pelo Campeonato Mineiro, são 64 confrontos, com 42 vitórias azuis, 16 empates e seis vitórias alviverdes. O Cruzeiro marcou 124 gols e sofreu 41.
Para alento dos torcedores da Caldense, o retrospecto entre as equipes em Poços de Caldas é menos desigual. Na terra da Veterana, foram disputadas 32 partidas, com 16 vitórias celestes, 11 empates e cinco triunfos do time da casa.
A história recente do confronto, porém, mostra extrema supremacia celeste. Nos últimos 27 anos, em 40 jogos, a Caldense venceu o Cruzeiro em apenas duas oportunidades. Uma delas em 1995, por 1 a 0, no Mineirão, e a outra em 2004, em Poços de Caldas, também por 1 a 0.

Nenhum comentário: