terça-feira, 23 de abril de 2013

Caldense conquista prata no Sul-Mineiro de Voleibol

GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - A equipe feminina infanto-juvenil de vôlei da Caldense conquistou, no último domingo (21), a medalha de prata no 1º Festival do Campeonato Sul-Mineiro Unimed de Voleibol. Com uma campanha invejável na competição, o jovem elenco do técnico Flávio Aniceto passou por três fortes concorrentes até chegar à primeira decisão de título do ano.
A primeira adversária da Caldense foi a equipe de São Sebastião do Paraíso. As meninas de Poços tiveram dificuldade para vencer a partida, e perderam o primeiro set por 25x23. Mas venceram o segundo, por 25x19; e fecharam o placar final do jogo com resultado de 25x23.
O segundo confronto da Caldense teve um grande valor simbólico, não apenas pelas protagonistas do espetáculo em quadra, mas pela presença marcante de um personagem ilustre do vôlei nacional no ginásio principal da Caldense. Anderson Rodrigues, técnico do Minas Tênis Clube, bicampeão mundial de vôlei e campeão olímpico em Atenas (2004), esteve em Poços de Caldas e conduziu a campanha do time da capital nos três dias de torneio na sede do clube.
Mas as meninas da Caldense estavam inspiradas e não tomaram conhecimento disso. Venceram o Minas por 3 sets a 0, com parciais de 25x23, 25x22 e 25x19. Na tarde do mesmo dia, a equipe alviverde recebeu o time de Lavras e, embalada pela sequência de vitórias, derrotou o elenco visitante pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 30x28, 20x25 e 15x11, garantindo sua vaga à decisão do torneio. Já na final, a Caldense cedeu a vitória à equipe do Umuarama Clube de São Gonçalo, por 3 sets a 0, com parciais de 25x12, 25x19 e 25x16.

Retrospecto
O vice-campeonato conquistado neste ano pela equipe infanto-juvenil do clube é um retrospecto do ano passado, quando a Caldense obteve a medalha de prata após ter sido derrotada pelo então Minas Olímpico Varginha, time que reunia em seu elenco atletas da Seleção Brasileira. O que mudou nesta temporada foi o rótulo da equipe, cuja base foi integrada ao time do Umuarama Clube.
Uma dessas jogadoras transferidas de Varginha a São Gonçalo é Gabriela Martins Silva, atleta da Seleção Sub-17, que veio a Poços na manhã de domingo apenas para disputar final contra a Caldense. A jovem brilhou em quadra, virando quase todas as bolas de sua equipe e foi uma das principais responsáveis pela conquista do ouro para o Umuarama Clube.
Para o técnico da Caldense, a medalha de prata logo no primeiro torneio do ano indica que o elenco de Poços alcançou um nível melhor que o esperado para este início de temporada. “Estamos com uma equipe toda renovada, que está fora da categoria infanto-juvenil, pois quase todas as nossas jogadoras pertencem ao elenco infantil. Nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros colocados. Conseguimos chegar à final e fomos vice-campeões. Isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo está sendo traçado com sucesso.
Até o final do ano conseguiremos dar um salto ainda maior com a equipe”, destaca Aniceto.

Nenhum comentário: