terça-feira, 16 de abril de 2013

Chance de classificação é real

GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

A 10ª rodada do Campeonato Mineiro 2013 ficará marcada na memória dos torcedores da Caldense. Jogando em casa, com o apoio de milhares de torcedores, a Veterana fez valer sua tradição no futebol estadual e venceu o Atlético de virada por 2 a 1. Em campo, grandes nomes como Gilberto Silva, Josué e Alecsandro fizeram a alegria da torcida alvinegra.
Mas a festa ao final ficou por conta dos torcedores da Caldense, que vibraram quando o árbitro Renato Cardoso Conceição apitou pela última vez, e viram o sonho se tornar realidade. Havia mais de 10 anos a Veterana não vencia o gigante da capital. Outra curiosidade: A última derrota do Galo para um time do interior havia sido no dia 6 de abril de 2008, pelo placar de 3 a 2 para o Guarani. A invencibilidade do Atlético contra clubes do interior era de 55 jogos.

O jogo
A partida se manteve equilibrada durante todo o primeiro tempo. As duas equipes dividiam bem a posse de bola e se revezavam nos contra-ataques. O Atlético chegou com perigo ao gol de Glaysson aos 27min, com Alecsandro mandando a bola na trave após cruzamento na área. A Caldense deu o troco dois minutos depois, com o cruzamento feito por Djavan, que Rossini não conseguiu completar de cabeça; e depois, aos 41min, num chute forte de Nena no canto esquerdo do goleiro Giovanni.
Mesmo com a expulsão do zagueiro Carlos César, o Galo não deu refresco e, aos 45min, numa dividida de bola na área da Caldense, o lateral-direito Rodrigo Paulista fez pênalti no meia Guilherme. Na cobrança, o próprio jogador cobrou a anotou o único gol do Atlético na partida.
No segundo tempo, a Caldense apertou a marcação sobre o adversário e conseguiu maior posse de bola, criando belas chances de gol. Duas delas foram bem aproveitadas. Aos 19min, numa cobrança de escanteio feita por Maradona, Nena, livre de marcação, mandou de cabeça para o fundo do gol. Já aos 36min, outro cruzamento na área, feito pelo lateral-esquerdo Cris, gerou o segundo gol de cabeça da Caldense, marcado pelo atacante Chimba, que entrou no lugar de Djavan e sacramentou a vitória histórica da Veterana no Ronaldão.

Ascensão
Com o triunfo sobre o Galo, a Caldense subiu à quinta colocação no campeonato, e precisará vencer, torcendo para os tropeços de Tombense e Tupi na última rodada, para sonhar com a classificação. O técnico Tarcísio Pugliese elogiou a postura de seu elenco em campo. “A Caldense jogou bem e surpreendeu a todos, mostrando que está viva na briga por uma vaga no G-4. Agora, nesta reta final, vamos lutar com unhas e dentes em Teófilo Otoni para conquistar nossa classificação para a segunda fase do campeonato”, disse Pugliese.

Nenhum comentário: