domingo, 7 de abril de 2013

Jogando com raça, Caldense vence Nacional e ganha fôlego no Estadual

Poços de Caldas, MG, 07/04/13 - A Caldense mostrou novamente que jogar longe de Poços de Caldas faz bem para os comandados de Tarcísio Pugliese. Após recentes empates diante de Tombense e Boa Esporte no Ronaldão, a Veterana derrotou o Nacional em Patos de Minas por 3x2. A vitória praticamente elimina qualquer possibilidade de rebaixamento e ainda coloca o time novamente na disputa por uma vaga na série D do brasileiro. A equipe de Poços ainda tem chances remotas de classificação para as semifinais do Mineiro. Se vencer os dois jogos que lhe restam - Atlético MG em Poços e América em Teófilo Otoni - e contando com uma combinação de resultados, a Veterana entra na fase final do Mineiro. 

Raça
Se novamente a Caldense não fez uma apresentação de encher os olhos, pelo menos raça não faltou ao time, que mostrou muita união e teve em Nena o grande destaque. O atacante marcou duas vezes, chegou aos cinco gols na competição, dividindo a vice-artilharia com Réver do Atlético Mineiro e Fábio Júnior do América. O artilheiro isolado é Júnior Negão, do Tombense, que tem seis gols. O outro gol da vitória da Caldense foi marcado por Djavan. O time perdeu dois importantes jogadores para o próximo jogo. Feijão e Júlio César não atuam diante do Galo no próximo final de semana.

O jogo
A Caldense surpreendeu o Nacional e dominou o jogo nos primeiros minutos. Até 11 minutos, o time da casa pouco havia arriscado, enquanto a Veterana já havia inclusive aberto o placar. Aos seis minutos Edmilson desviou de cabeça e quase surpreendeu o goleiro Rodrigo Posso. A pressão era grande. Aos nove minutos após uma ótima investida da Caldense, Djavan levantou bola na área, Posso tirou de soco, a bola sobrou para o bom Lucas Biselli, que chutou para dentro da área. Djavan, o mesmo que havia iniciado a jogada, aproveitou e desviou para o fundo das redes. Depois do gol o Nacional acordou. Aos 12 minutos Vanderlei perdeu grande chance para o time da casa. Aos 17 veio o empate. Em lance bem parecido com o gol de empate do Boa Esporte no último domingo, o Nacional igualou a partida. Após levantamento na área a zaga da Caldense tentou se defender em linha, errou e Vanderlei mandou para o fundo das redes. A Caldense não se abateu e voltou a ficar em vantagem no placar quase em seguida. Aos 21 minutos Cris fez belo lançamento para Nena. O artilheiro da Veterana estufou as redes de Posso e colocou no placar 2x1 para a Caldense. Depois do gol a partida caiu. Enquanto a Caldense tentava administrar o placar, o Nacional era bem ineficiente em suas investidas. A melhor chance do time da casa aconteceu aos 42 minutos em chute de Marcinho que Glaysson defendeu. 

Segundo tempo
O Nacional veio mais ofensivo para a segunda etapa, mas acabou levando o terceiro gol. Aos sete minutos Nena, com muita categoria, colocou a bola no ângulo e ampliou para 3x1 a vantagem da Veterana. Na frente do placar a Caldense passou a administrar o resultado. O Nacional parecia batido em campo, porém, renasceu aos 27 minutos. Maranhão fez bela jogada e levantou a bola na cabeça do grandalhão Luiz Cláudio. O jogador não perdeu a chance e diminuiu a vantagem da Veterana. O gol levou tensão para o time de Poços e animou a equipe da casa, que partiu para o ataque em busca do empate. A zaga da Caldense soube se defender e conseguiu segurar das principais investidas do adversário. Aos 36 minutos Rossini teve grande chance ao chutar uma bola da entrada da área. Rodrigo Posso salvou. Roni entrou na partida e teve duas boas chances de empatar. Aos 37 ele desviou uma bola que passou muito perto do gol de Glaysson e aos 41 arriscou bom chute, mas parou no arqueiro da Caldense. O goleiro da Veterana voltaria a trabalhar aos 47 minutos em chute perigoso de Claudio. Final, Caldense 3x2 e muita comemoração em Patos de Minas. 
O placar não iludiu o Tarcísio Pugliese. Para o treinador o time fez sua segunda pior partida no campeonato. “Não jogamos bem, aliás este jogo, e a partida diante do Tombense, foram nossas piores atuações. A diferença hoje é que a bola entrou e mostramos para os críticos que nosso time sabe finalizar sim”, cutucou Pugliese. O treinador do Nacional, Alexandre Graselli, deixou o campo com duras críticas ao time da Caldense. Ele chamou a equipe de Poços de Caldas de retranqueira. “Não é atoa que eles empataram tantos jogos no campeonato. Não saem para o jogo e atuam de modo acovardado”, desabafou. Questionado pelo repórter Matheus Monteiro, da Difusora, sobre as críticas do treinador do Nacional, o Glaysson ironizou. “Qual time que vencendo fora de casa não fica mais defensivo? Nem time grande se arrisca tanto com placar favorável jogando no campo adversário. O próprio Nacional joga assim, sei porque atuei lá no ano passado. Não sei do que ele está reclamando”, disse o goleiro. O resultado coloca a Caldense na sétima colocação do campeonato com 11 pontos. O próximo jogo do time no campeonato acontece no domingo contra o Atlético Mineiro em Poços de Caldas. 
Mais duas partidas foram realizadas ontem. O ameaçado Araxá surpreendeu o Tupi em Juiz de Fora e venceu por 3x2 e o Tombense derrotou o Guarani por 4x3.
Nacional - 2
Rodrigo Posso; Ivonaldo, Claudio Luis, Luizão e Wanderson (Rone, aos 36’2T); Thiago Santos, Marcinho, Jailton e Kanu (André Carreiro, aos 20’2T); Vanderlei (Maranhão, aos 10’2T), e Caleb. 
Técnico: Alexandre Grasseli

Caldense - 3
Glaysson; Jefferson Feijão, Julio César, Paulão e Cris (Luizinho, aos 31’2T); Edmilson, Maxsuel, Rossine e Lucas Biselli (Rodrigo Paulista, no intervalo); Nena e Djavan (Simião, aos 15’2T). Técnico: Tarcisio Pugliese

Motivo: nona rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Bernardo Queiroz 
Data: 06 de abril de 2013
Gols: Vanderlei, aos 17’1T e Claudio Luis, aos 27’2T (Nacional); Djavan, aos 9’1T e Nena, aos 23’1T e 7’2T (Caldense)

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)
Assistentes: Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/FMF) e Mauro Antônio Ferreira Santos (FMF)
Cartões Amarelos: Claudio Luis e Jailton (Nacional); Jefferson Feijão, Julio César, Cris, Maxsuel e Rossini (Caldense)

Nenhum comentário: