terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mary Ortega na Seletiva Olímpica

Poços de Caldas,MG - A cidade de Palhoça, localizada a 18 quilômetros da capital catarinense Florianópolis, sediou o Troféu Open e Brasileiro Sênior 2015. As disputas aconteceram no Complexo Aquático da Unisul.
Foi a primeira das duas seletivas que irão formar a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Os atletas terão apenas mais uma oportunidade de conseguirem a vaga. A nova chance será  no Troféu Maria Lenk, que será disputado em abril, no Rio, e também servirá como evento-teste para a Olimpíada.
Os dois campeonatos simultâneos tiveram 280 nadadores brasileiros e 48 clubes inscritos e reuniu os do Brasil na modalidade.

Rio 2016
Para classificar e garantir vaga nos Jogos Olímpicos o atleta deve conseguir o índice olímpico exigido pela Federação Internacional de Natação, e ainda ganhar sua prova ou chegar na segunda colocação. Apenas o índice técnico não garante a vaga. Cada país terá direito a mandar apenas dois nadadores por prova aos jogos do Rio. O time Brasil  atualmente tem 26 atletas, sendo que 20 deles em provas individuais, seis em provas de revezamento e mais 24 índices conquistados em 17 provas.

Mary
A poços-caldense Mary Ortega foi uma das participantes da seletiva. Atleta do Unisanta, de Santos, Mary atualmente está entre as 10 melhores do ranking brasileiro nos 50 metros costas.  A nadadora que tem apoio da Mineração Curimbaba e Ortega Veículos, nadou duas provas na categoria sênior. Ela obteve a quinta colocação nos 100 metros e 50 metros costas.
No absoluto Open Mary conseguiu a nona colocação, conquistando o top 10 do Brasil. “Aumentei um pouco da minha melhor marca pessoal  e acredito que o desgaste de um ano como foi 2015, com três campeonatos brasileiros e pouco tempo de recuperação possa ter interferido nos meus resultados. Treinei com dois treinadores durante o ano  e com dois tipos de treinamentos muito diferentes, mas estou feliz por estar entre as melhores, porém, nunca satisfeita quero buscar o meu melhor no próximo ano, tenho certeza que será incrível”, disse Ortega.

Destaque

Cesar Cielo ainda está fora das Olimpíadas. Na prova de 100 metros nado livre ele terminou a disputa na 11ª colocação. Por conta do resultado tão abaixo do esperado, o nadador paulista decidiu não disputar o restante da competição, assim ele fucou sem tempo na prova dos 50 metros livre, na qual conquistou suas duas medalhas olímpicas e detém o atual recorde mundial.

Resumo

Mary Ortega teve excelentes resultados durante o ano. A nadadora voltou a subir no pódio do Campeonato Brasileiro, em Brasília, e do Paulista em São Paulo, ganhando duas medalhas de bronze .
A atleta agora tem um período de descanso em Poços, mas no dia 5 de janeiro retorna aos treinamentos.

Nenhum comentário: