sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Saúde e solidariedade marcam a 2ª edição da Kids’ Running Christmas, que acontece nesse domingo

Com o objetivo de comemorar o Natal de uma forma especial, buscando a união da família e a solidariedade ao próximo, acontece nesse domingo (06), com largada marcada para as 9h, no Shopping Poços de Caldas, a 2ª edição da “Kids’ Running Christmas - Pequenos em busca de grandes sonhos”. A competição, que deve reunir cerca de 700 crianças, terá as provas divididas nas categorias: Bebês acompanhados pelos pais e crianças entre 2 e 5 anos; Crianças entre 6 e 8 anos; Crianças entre 9 e 11 anos; e Crianças entre 12 e 13 anos.

Em um projeto de caráter filantrópico, idealizado pela Aviya - Assessoria & Eventos, para trazer o natal mais próximo das crianças carentes de diversas instituições, cerca de 350 crianças deverão participar do programa de apadrinhamento, no qual pessoas físicas ou jurídicas arcam com as inscrições dos jovens atletas.

Esse projeto de apadrinhamento está tocando pessoas de todas as idades. Como é o caso de Rafaela Ribeiro Campos de Faria, de 11 anos, que vai  participar esse ano pela primeira vez, ao lado de sua irmãzinha, Antonela Campos Zincone, de apenas 2 anos. Não contente em apenas participar, Rafaela faz questão de apadrinhar uma outra criança para proporcionar um dia feliz.

“Muitas vezes a criança pode viver em um local de bebidas e drogas e eu queria fazer o dia dela diferente. Acho que todo mundo devia ajudar, mas sei que não é comum todas as crianças pensarem nos outros. Geralmente a criança quer um brinquedo, algo só para ela e não pensa no próximo. Espero que a corrida traga bastante alegria para todas as crianças”, explica Rafaela, dando uma lição de solidariedade.

A mãe de Rafaela, Libera Campos Zincone, diz que não se surpreendeu com o gesto de amor de sua filha. “Esse evento é muito bacana, estimula o esporte e a saúde, além de proporcionar um dia diferente para as meninas. Não fiquei tão surpresa da Rafaela ter esse gesto de querer apadrinhar uma criança, porque nós a criamos com valores. Foi muito legal ela querer fazer o dia de outra criança especial, assim como o dela”, destaca Libera.

Saúde

Assim como a solidariedade, a busca por estimular uma vida saudável é outro grande objetivo da Kids’ Running Christmas. O fisiologista do exercício, Fernando Nascimento, da academia Nafar, destaca a importância do estímulo a atividade física e, principalmente, a importância da corrida para a saúde das crianças.

“O primeiro benefício da corrida é o prazer da liberdade. A criança começa a andar e já quer correr, por isso nas brincadeiras das crianças sempre têm a corrida no meio. A corrida tende primeiro a melhorar o equilíbrio e a agilidade. Segundo, melhora a resistência geral dela. Então, a medida que ela vai repetindo o gesto da corrida, ela vai ter mais resistência, e com mais resistência ela se cansa menos, consegue ficar mais tempo brincando e fazer coisas que antes ela não conseguia fazer por se cansar precocemente. A corrida ajuda a reduzir as gorduras sanguíneas ruins e aumentar o índice de colesterol bom no sangue, melhorar a capacidade respiratória, melhora a função cardíaca. Você fazendo movimento vai ter ossos mais fortes, as articulações mais flexíveis, um nível de equilíbrio melhor, um nível de controle emocional melhor, maior concentração e um nível de relaxamento bem adequado”, explica Fernando, que destaca ainda a importância da corrida na socialização da criança.

“A corrida acaba sendo uma brincadeira em grupo, não tem um pega-pega se não tem mais gente. A corrida faz você conhecer outros espaços, a criança sai do sofá, sai de casa, tem que ir a um parque, a uma praça pública. E o importante é que é simples, se a roupa estiver confortável, se o calçado estiver confortável, é só sair para correr. Uma coisa importante é que a criança vai entender que cada vez que ela for participar de uma corrida, a cada dia ela está diferente, que se ela treinar ela melhora, se ela não treinar ela não melhora, que tem uns melhores que os outros, mas ela não é pior que ninguém. Esse ambiente de esporte é muito fácil fazer amigos e são amigos do bem, pois são pessoas que estão ali cuidando da saúde, se divertindo, brincando. Quem corre está sempre mais bem humorado do que quem não corre, tem mais ânimo, tem sono mais cedo, um sono mais relaxante. A criança praticando o esporte, dentro do nível adequado, vai se tornar um organismo mais forte e uma pessoa mais tranquila e mais bem disposta”, salienta Fernando.

 Kids Running Christmas

 A Kids Running Christmas é uma realização da Aviya - Assessoria e Eventos e tem como parceiros o DME, a Ferreiro do Brasil, Massas Marinoni, Solar Empresa Imobiliaria, Shopping Pocos de Caldas, Vila Sul, Jornal Brand News, Layout, Zastras, Zanoello, StartOutdoor, Nafar, Power Run, INB, Gelo Fácil, Choc Iluminação e apoio da EPTV - Sul de Minas e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte , Secretaria de Turismo e Secretaria de Comunicação.

As inscrições para a corrida podem ser feitas nos seguintes pontos: Zastras - Shopping Pocos de Caldas; Loja do Varal (Rua Corrêa Neto 526); Lupi (Rua Assis Figueiredo 1004) e Academia Nafar (Av. João Pinheiro 351).

Nenhum comentário: