sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Projeto social promove 2ª cerimonia de graduação dos alunos

Poços de Caldas,MG - Poços de Caldas recebeu no último sábado, 12, a 2ª cerimônia de gradução de crianças integrantes do projeto social Anjos Lutando Pela Paz. O evento aconteceu no Instituto Bella de Artes, edifício Manhattan, estando presentes diversas autoridades locais, empresários, representantes da sociedade, alunos, familiares e os instrutores de jiu-jítsu Jean Gonçalves e Cícero Costa.
O projeto iniciado em 2014 leva aulas gratuitas para crianças e adolescentes da zona sul. Os únicos requisitos é estarem matriculadas em escola pública, não faltarem e terem boas notas.
A iniciativa é uma parceria entre escola, esportes, Associação Comercial e Polícia Militar, todos voltados ao desenvolvimento sociocultural da comunidade, muitas vezes dificultada, devido a falta de renda ou mesmo oportunidades. A idealização do projeto surgiu da necessidade de inserir a prática de atividades físicas às crianças e adolescentes como crescimento pessoal através dos ensinamentos das artes marciais milenares como o jiu-jitsu, permitindo transmitir os valores e filosofias essa arte marcial para desenvolver autocontrole, disciplina, aumentar a auto-estima, incentivar a melhora escolar e o respeito para com todos.
O projeto conta com o apoio da Polícia Militar de Poços de Caldas, pois na visão do órgão, o projeto melhora a auto-estima dos adolescentes, dá uma perspectiva de futuro e os afasta das drogas e dos traficantes.
Na cerimônia foram graduados 37 alunos, sendo que cinco deles alcançaram a faixa amarela e  fizeram uma demonstração aos presentes de técnicas aplicáveis ao dia-a-dia, como nos casos de defesa pessoal.
Os alunos também fizeram uma homenagem aos seus professores. O instrutor Jean Gonçalves, é o responsável pelo projeto. “Tenho muito a agradecer ao professor e amigo mestre Clayson, que está sempre comigo e apoiando minhas decisões. Tenho orgulho de dizer que me espelho nele como modelo.”  “Essas ações sociais, por mais simples que sejam, são de extrema importância na formação desses adolescentes, pois fazem com que eles se sintam valorizados e úteis e os levam a buscar resultados ainda melhores. Sinto-me satisfeito com os resultados obtidos porque eles colecionam dezenas de medalhas conquistadas nos campeonatos que participaram e nenhum dos alunos do projeto foram reprovados na escola”, finalizou.
Os alunos relatam a melhora do projeto em suas vidas. “Agora estou mais centrado, não brigo com meus colegas, respeito minha mãe e meus colegas e tiro notas melhores” - diz um dos alunos. As mães elogiam a melhora do filho após a inclusão do projeto. Eliana Morães da Silva é uma das que relatam a mudança. Segundo ela, seu filho sofria com bullying e tinha dificuldade comunicação. Depois que entrou no projeto melhorou 90%.
Os interessados podem entrar em contato pelos telefones  (35) 3697-2343 e 8872-3631, e-mail anjoslutandopelapaz@gmail.com ou no Facebook: https://www.facebook.com/anjoslutandopelapaz

Nenhum comentário: