quarta-feira, 24 de maio de 2017

Adilson Ligeirinho é vice-campeão no Uruguai e assume sexto lugar no ranking mundial

Poços de Caldas, MG - Enfrentando frio, chuva constante e a hostilidade da torcida da casa, o atleta poços-caldense Adilson Ligeirinho conquistou seu mais difícil troféu. No último final de semana, ele disputou a prova Internacional 48 Horas Uruguai Natural, em Montevidéu, que reuniu os melhores atletas do mundo.  Ligeirinho terminou em segundo lugar na classificação geral, fez sua segunda melhor marca em quilometragem da vida e de quebra ficou com o primeiro lugar em sua categoria. “Estou muito feliz porque foi a prova mais difícil da minha vida. As dificuldades foram enormes, mas graças a Deus, minha esposa e meus parceiros consegui um resultado maravilhoso”, disse Ligeirinho. O poços-caldense terminou a prova no Uruguai com 334,600 quilômetros em 48 horas correndo sem parar em momento nenhum.

Sexto melhor do mundo

O resultado na prova internacional 48 Horas Uruguai Natural coloca Adilson Ligeirinho como o sexto colocado no ranking mundial de ultramaratonas. A meta do atleta é terminar o ano entre os top 5 e ele planeja disputar pelo menos mais duas competições deste nível.  Ano passado, Ligeirinho era o 12º e 2017 vem sendo inesquecível para o atleta. Este ano Ligeirinho deverá disputar as 48 Horas de Passa Quatro e mais uma corrida internacional.

Saúde

O primeiro obstáculo enfrentado por Ligeirinho foi a saúde. O atleta já deixou o Brasil com muita dor de garganta e o clima uruguaio aumentou o problema. “Estava com a garganta muito inflamada, mas fui determinado e este problema não seria empecilho e nem desculpa para um resultado ruim. Por isto dei o melhor de mim para buscar representar bem minha cidade e o Brasil”, conta Ligeirinho.

Hostilidade

O atleta relata atitudes impensadas por parte de torcedores e membros das equipes dos atletas estrangeiros, principalmente do atleta da casa, campeão no ano passado. “Levei chutes no tornozelo, empurrões e até humilhações com palavrões, entre outras coisas”, conta Ligeirinho. “Quando eu estava atrás do atleta uruguaio não estava tendo problemas. Ele estava 48 voltas nas minha frente. Fui tirando a vantagem dele volta a volta, passei e abri distância. Foi aí que meus problemas começaram”, conta o atleta, que mesmo com estes contratempos não se abalou e manteve o foco. Como o primeiro colocado estava muito à frente, Ligeirinho passou a administrar a segunda colocação, resultado que manteve até o final.

Tempo real

Para facilitar a divulgação do que vinha acontecendo na prova internacional foi criado um grupo de WhatsApp que mantinha os seus integrantes informados o tempo todo. Foi possível saber como estava o desempenho do atleta, como estava o clima e o resultado final, tudo em tempo real. “Agradeço todos que acompanharam esta minha grande jornada. Foi muito importante a torcida de todos vocês. O carinho que recebi é indescritível e neste momento a gente vê o quanto é querido pelas pessoas. Estou muito feliz e muito agradecido a todos vocês”, disse Ligeirinho.

Cartão amarelo

Outra desvantagem em relação aos outros competidores foi o fato de não poder correr com um pacer - atleta que impõe o ritmo. Ligeirinho recebeu um cartão amarelo por usar um pacer e tece que competir a prova sozinho. O detalhe é que os outros competidores tinham o pacer e não receberam a mesma advertência. “Tentaram quebrar o meu psicológico o tempo todo, mas não conseguiram”, disse. “Valeu a pena a experiência, reapresentei uma nação com honra e determinação. Aqui em meu país sempre tratei todos os outros atletas muito bem, sempre pedi para a minha equipe não deixar faltar nada a ninguém, nem alimentação, remédio, médico nada e tudo que recebi foi o contrário. Tudo bem, superei dificuldade lutei contra tudo e todos. “Foi a competição mais injusta de minha vida, mas venci. Obrigado a todos”, disse o atleta
Para competir no Uruguai Ligeirinho contou com o trabalho do preparador Lucas Fernandes, seu treinador, e Dr. Mário, do Centro Otorrino. “Tenho uma equipe muito grande e quero representar muito bem o Brasil e nossa cidade porque um resultado bom lá fora é muito importante”, finaliza Ligeirinho, que tem apoio do Centro Otorrino e Hotel Monreale, entre outros parceiros. “Agradeço imensamente ao Dr. Mário que esteve o tempo todo conosco, o Lucas Fernandes, meu preparador físico, a Dra. Miriam Dias, sempre junto comigo fazendo um trabalho excelente, minha esposa Vanda de Fátima, que cuidou de tudo no Uruguai e o Hotel Monreale que hoje é minha segunda casa, local onde meus treinamentos acontecem, musculação, enfim, apoio total e sou muito grato”, finalizou Ligeirinho.

Serviço

19 e 20 e 21 de maio de 2017
“48 Horas Uruguai Natural”
48-24-12 e 6 horas
pista oficial de Darwin Pineyrua
Montevidéu -
Uruguai

Nenhum comentário: