domingo, 21 de maio de 2017

Competição promete muito equilíbrio

O Campeonato Brasileiro Série D 2017 ainda não começou, mas promete ser o mais disputado desde o surgimento da quarta divisão do futebol nacional, em 2009.  Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.  A Caldense está no grupo A14 e jogará contra o Espírito Santo, Red Bull Brasil e Boavista.
Mais clubes, mais emoção - A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes ano passado, passando de 40 para 68 participantes. A CBF apoia todas os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.
A entidade realiza grande investimento na melhoria de estrutura para os clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional, bem como se empenha para evolução nas questões técnicas da competição. “O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro”, afirmou André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.
Modelo de disputa - A quantidade de vagas por Estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016.
O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a segunda fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.

Nenhum comentário: