sábado, 25 de julho de 2015

Criatividade no marketing da Caldense é destaque nacional

Poços de Caldas, MG - A imagem do ET de Varginha vestindo a camisa da Caldense ganhou o mundo. Criada durante a final do Campeonato Mineiro, o ET esmeraldino ilustrou as páginas de grandes jornais e foi mostrado em portais de internet por todo o Brasil. A imagem surgiu depois que ficou confirmado que a Caldense não poderia mandar o jogo final no Ronaldão devido à falta de capacidade do estádio de Poços de Caldas. Com isto a Veterana teve que atuar em Varginha. “Idealizamos a imagem do ET porque Varginha é conhecida mundialmente pela visita de seres de outros planetas. A repercussão foi muito grande e o reconhecimento depois foi incrível”, disse Paulo Ney, do setor de marketing.

Valorização

Segundo Paulo Ney, o principal objetivo do departamento de marketing é a valorização da marca do clube. Ele diz que se uma marca é forte fica mais fácil a captação de patrocínio para o futebol profissional. “Tentamos elevar a marca da Caldense em todos os sentidos. Desde a manutenção dos torcedores que já fazem parte do time, até a busca por novos integrantes para as arquibancadas do Ronaldão. Queremos ver o estádio todo verde e branco e por isto nosso foco é este trabalho”, diz.

Internet

A internet é hoje a grande arma do departamento de marketing da Caldense na divulgação do clube. Facebook, instagram, twitter, enfim, tudo que facilite o acesso a informações do time. “Nos dias de hoje todo mundo tem internet fácil e de boa qualidade, por isto este é o canal em que estão mais ligados”, disse Ney. Pelas redes sociais a Caldense divulga resultados, fotos de jogos e de torcedores no estádio, preços de ingressos, promoções, entre outras coisas. Paulo Ney reconhece a força de outros meios de comunicação, como jornais impressos e televisivos, além das rádios. “Claro que sabemos que acesso à informação via internet não chega a todos os lugares, por isto precisamos da união com a mídia. Nunca podemos abrir mão de todos os meios de divulgação. Jornal impresso, por exemplo, torna-se documento e por isto é muito forte”, reflete.

Destaque nacional

Paulo Ney fala orgulhoso sobre o destaque nacional que o departamento ganhou.  “Este departamento existe há alguns anos na Caldense, mas crescemos com a campanha da Caldense no Campeonato Mineiro. Gosto muito de uma frase do Kalill “marketing no futebol é bola na casinha”.  Se o time não está bem não adianta fazer nada. Se o time vai bem qualquer coisa que se faz tem grande repercussão”.

Seguidores

Dentre os seguidores das redes sociais da Caldense alguns “pesos pesados”, como Atlético e Cruzeiro. Muitos acompanham a Caldense no dia a dia e sabem de tudo o que acontece na Veterana. “O time ganhou foco pelo vice-campeonato e isto é bacana demais. Eles nos ligam e elogiam o trabalho. Até mesmo a Federação Mineira acompanha tudo que é realizado aqui em Poços de Caldas”, fala Ney. “Nossa rede social tem quase 20 mil seguidores. O instagram da Caldense vem dando muito ibope. Tudo isto atrai o torcedor, principalmente os mais jovens”, finaliza Paulo Ney, que trabalha no departamento ao lado de Vitor Hugo, José Augusto Basílio, Paulo Roberto e Mayra Aires.

O criador

José Augusto Basílio vive internet quase que 24 horas por dia. São dele as artes divulgadas nas redes sociais da Caldense e que fazem grande sucesso. Dominando como poucos o computador, ele usa efeitos de photoshop para dar vida às criações. Foi assim que criou o famoso ET esmeraldino e outras artes incríveis, como a de jogadores batendo bola entre os prédios de Poços de Caldas. “O Paulo Ney pensa e eu coloco a ideia em prática. O foco é chamar a atenção do torcedor para a Caldense e estamos conseguindo aos poucos”, diz Basílio.

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