terça-feira, 3 de outubro de 2017

Professor teme que pista de atletismo vire local fixo para shows

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - No último final de semana, o professor Sidnei Carlos de Parólis, responsável pelo projeto de atletismo realizado em Poços de Caldas, manifestou em reportagem no jornal Mantiqueira preocupação com o futuro da pista de atletismo. O local vem sendo destinado para a realização de grandes shows e com  isto o professor teme que o esporte fique de lado e a pista se torne um local fixo para apresentações. Além da impossibilidade de treinar no local nas vésperas dos eventos, os treinos acabam sendo comprometidos seriamente. 

Fuga de alunos

Segundo Parólis, desde o show realizado pelo DJ Alok, grandes prejuízos ao trabalho tiveram que ser contornados. Além da estrutura do local, que já apresentava muitos problemas, ter sido ainda mais comprometida com o show, alunos, na grande maioria carentes, acabaram deixando de praticar o esporte. “É um prejuízo muito grande porque nossa equipe é forte, temos meninos muito talentosos e esta fuga que está acontecendo pode ser muito ruim para o nosso atletismo”, fala ele, ressaltando que a situação nunca havia sido vivida no esporte em Poços de Caldas. “Pouco antes daquele show fomos impossibilitados de treinar no local entre os dias 10 a 30 de agosto. Tivemos que improvisar os treinos no parque municipal e campo dos escoteiros, pois Ronaldão, local sugerido para treinarmos,  não se pode usar o gramado. Fato esse que ocasionou a saída de alguns alunos do nosso projeto, prejudicou muito os treinamentos dos alunos/atletas que estão se preparando para as competições do final de ano e infelizmente alguns se lesionaram. Nossa equipe estava praticamente montada para estas competições e agora estamos em um período muito curto de tempo para recuperar o número ideal de alunos. Nosso projeto trabalha com muitas crianças carentes da cidade, crianças essas que veem no esporte um caminho para seguir e ajudar na sua formação de cidadão”, falou Sidnei.

Anita

No próximo dia 21, a pista receberá o show da cantora Anita. A expectativa é de um grande público na pista e com isto novos problemas para a equipe de atletismo. Dia 29, ou seja, um final de semana depois do show, a equipe terá pela frente o Campeonato Brasileiro. Com falta de local para treinos adequados devido ao novo espetáculo, Sidnei já lamenta uma preparação não ideal dos atletas de Poços. “Sei que são compromissos já firmados, mas seria bom pensar mais no nosso esporte, nos nossos alunos/atletas”, falou o professor, pedindo mais atenção com a praça esportiva.
 “A Pista Municipal de Atletismo de Poços de Caldas é uma praça esportiva que deve ser preservada para que a população, escolares, alunos/atletas de iniciação esportiva e iniciação ao treinamento da modalidade de atletismo possam usufruir dela no seu dia a dia e se prepararem para representar nossa cidade em futuras competições”, lamentou.

Posição da Secretaria

O Mantiqueira entrou em contato com o secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista. Ele disse que entende a preocupação do professor Sidnei, mas lembra que a cidade está sem espaço para grandes shows, por isso a pista de atletismo acabou virando uma solução. O local que vinha sendo usado para receber grandes eventos era o Thatersal, mas no último show realizado por lá aconteceram muitos assaltos, o que assustou os organizadores. Eles não querem mais fazer eventos lá por conta da falta de segurança. “Sabemos que Poços de Caldas necessita com urgência de um local apropriado para eventos, algo que vem se arrastando há anos. Criou-se a possibilidade da pista de atletismo para uma tentativa, com o objetivo de criar uma oportunidade”, disse Paulista. Ele também reconhece que a pista enfrenta outras rejeições por causa de barulho. “Temos visto que até mesmo na pista de atletismo encontramos muitas dificuldades em relação ao uso por diversos fatores. Enfim, a prefeitura, juntamente com os organizadores de eventos,  está em constantes conversas e esperamos para logo uma solução que agrade a todos”, falou Paulista.

Reforma

Questionado se o show de Anita será o último no local, o secretário disse que não sabe a resposta correta, mas acredita que uma solução será encontrada e um novo local seja destinado aos eventos. “Logo após o show vamos usar o dinheiro arrecadado para fazermos reformas na pista para dar mais condições ao local de receber nossos atletas.

Ação

Paulista também foi questionado se a empresa que organizou o show do DJ Alok cumpriu tudo que estava no contrato e a resposta foi negativa. “Não foi feito o que estava pedido no contrato e a empresa já foi notificada sobre isto”, falou o secretário.

Jogos

Esta semana a pista volta a receber uma competição esportiva, Amanhã o local receberá as provas de atletismo dos Jogos Nacionais do IFSuldeMinas.

Nenhum comentário: