sexta-feira, 15 de março de 2024

Alunos da escola Nini Mourão recebem visita do CIDEP para vivenciar o mundo do esporte paralímpico

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta sexta-feira (15), os alunos da Escola Nini Mourão tiveram a oportunidade de receber a visita do CIDEP. Para o professor Wagner Sidney Silva, responsável pelo projeto Empreendendo nas Diferenças, foi um dia especial, pois os alunos puderam entrar em contato com o universo do esporte paralímpico.

“A visita do CIDEP é de suma importância para os nossos alunos. Estamos trabalhando no projeto Empreendendo nas Diferenças, que visa promover a inclusão e o respeito às diversidades. É fundamental que nossos alunos tenham contato desde cedo com pessoas com deficiência, para que possam aprender a lidar com as diferenças e a valorizar a inclusão em suas vidas cotidianas”, destacou o professor Wagner.

O projeto Empreendendo nas Diferenças é um trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola, envolvendo as disciplinas de ética, português e educação física. A professora Raquel é responsável pela abordagem ética, enquanto a professora Flávia trabalha a parte de língua portuguesa, e o professor Wagner, a educação física.

“Nosso objetivo com o projeto é sensibilizar os alunos para a importância da inclusão e da ética, além de promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de relacionamento interpessoal. A visita do CIDEP contribui significativamente para essa proposta, pois permite que os alunos vivenciem na prática o mundo do esporte paralímpico e entendam a importância da inclusão e do respeito às diferenças”, explicou o professor Wagner.

O professor Bruno Santos Pereira, coordenador técnico do CIDEP. O convite foi feito pelo professor Wagner, como parte do projeto “Empreendendo nas Diferenças”, que busca promover a inclusão e a conscientização sobre a diversidade.

O professor Bruno compartilhou sua experiência e conhecimento sobre o esporte paralímpico com os alunos, trazendo uma nova perspectiva para o ambiente escolar. Ele explicou a importância do projeto e como ele permite que as crianças tenham contato com modalidades esportivas adaptadas, que muitas vezes são desconhecidas para elas.

“O projeto ‘Empreendendo nas Diferenças’ é uma iniciativa incrível que proporciona às crianças a oportunidade de vivenciar o esporte paralímpico, algo que nem sempre faz parte do cotidiano delas. Estou muito grato ao professor Wagner pelo convite e pela oportunidade de compartilhar um pouco do meu conhecimento e paixão pelo esporte paralímpico com esses jovens”, destacou o professor Bruno.

Durante a visita, o professor Bruno focou na modalidade do goalball, um esporte voltado para pessoas com deficiência visual. Ele explicou o funcionamento do jogo e proporcionou uma experiência prática aos alunos, utilizando vendas nos olhos para simular a vivência dos atletas com deficiência visual.

“O goalball foi escolhido porque é uma modalidade específica para pessoas com deficiência visual, e queríamos mostrar aos alunos uma atividade que é praticada por atletas do CIDEP, inclusive alguns que fazem parte da seleção brasileira. É uma forma de mostrar o compromisso do CIDEP com o esporte paralímpico e inspirar os alunos a valorizarem a inclusão e a diversidade”, explicou o professor Bruno. 

Dino Arruda, do Colégio Nini Mourão enfatizou a relevância do esporte, especialmente o paralímpico, na ressocialização e formação de disciplina entre os indivíduos.

Para Arruda, o esporte desempenha um papel fundamental na reintegração social, proporcionando oportunidades para que as pessoas interajam e se relacionem de maneira saudável. “O esporte é muito importante porque, primeiro, ele cria uma ressocialização. Ele é muito importante porque ele cria disciplina e passa as pessoas a conviverem bem entre as pessoas”, destacou.

O aspecto democrático do esporte também foi ressaltado por Arruda, que enfatizou a importância de resolver conflitos de forma pacífica e democrática. “No esporte vale tudo. Você briga, mas você fica de bem, e todos democraticamente”, acrescentou.

Segundo Arruda, essa mentalidade esportiva é crucial não apenas para o ambiente escolar, mas também para o desenvolvimento saudável das crianças. Ele acredita que o esporte contribui significativamente para o crescimento e bem-estar dos jovens, promovendo valores como cooperação, respeito e saúde física e mental. 

Nenhum comentário: