sexta-feira, 8 de março de 2024

Mulheres no Esporte: Elaine Ferreira e sua dedicação ao handebol

Poços de Caldas, MG - O cenário esportivo em Poços de Caldas é marcado por diversas mulheres que se destacam tanto como atletas quanto como professoras, buscando constantemente superação e contribuindo para oferecer oportunidades aos jovens da cidade. Nesta edição especial, o Mantiqueira teve a oportunidade de entrevistar uma dessas mulheres, cujo envolvimento com o esporte transcende a paixão, tornando-se uma oportunidade para fazer o bem ao próximo. Elaine Ferreira, professora de handebol, compartilhou suas experiências e projetos desenvolvidos na cidade.

Para Elaine, a dedicação da mulher no esporte enfrenta desafios semelhantes aos encontrados em outras profissões. Ao longo de seus 12 anos no handebol, ela enfrentou diversos obstáculos e questionamentos, muitas vezes relacionados ao fato de ser mulher. Desde o início de sua jornada, quando contava com apenas 8 atletas e poucos recursos, ela vivenciou situações em que as meninas jogavam em condições precárias após os jogos dos meninos, sem sequer terem uniformes próprios.

“É a questão da dedicação da mulher no esporte. Ela se dá através da dificuldade que a gente encontra, né? Como em qualquer outra profissão é. Você está sempre se esforçando. É para poder se fortalecer dentro da profissão”, afirma Elaine.

Apesar dos desafios enfrentados, Elaine destaca a importância do esporte como ferramenta de transformação na vida das pessoas. Através de seus projetos e do trabalho como professora de handebol, ela tem sido capaz de impactar positivamente a vida de diversas jovens da cidade, proporcionando-lhes oportunidades de sonhar, crescer e acreditar em um futuro melhor.

“Eu acredito fielmente que o esporte pode fazer a diferença na vida das pessoas. Tenho relatos das minhas meninas, muitas, me agradecendo, falando que o handebol mudou a vida delas. Não existe dinheiro que pague”, enfatiza Elaine.

 “É o fator realmente de ser mulher, a gente ficar sempre por último, sempre em segundo”, lamenta Elaine, refletindo sobre a realidade enfrentada por muitas mulheres no esporte. Além disso, ela menciona as questões de violência emocional e os constantes questionamentos que enfrenta, algo que muitos de seus colegas homens não precisam enfrentar.

A dedicação da professora ao esporte é movida pela necessidade de provar diariamente seu valor e competência, em um ambiente onde a valorização do trabalho feminino nem sempre é evidente. “Eu tenho que provar todos os dias que eu mereço estar no lugar que eu estou, que eu sou capaz e sou qualificada para estar aonde estou”, ressalta.

Apesar das adversidades, Elaine encara o esporte como um fator determinante e transformador na vida da sociedade. Ao longo de seus 12 anos de dedicação ao handebol, ela coleciona relatos emocionantes de suas alunas, que expressam gratidão pelo impacto positivo que o esporte teve em suas vidas.

“São 12 anos de luta, 12 anos de dedicação por acreditar que o esporte é um fator determinante e transformador na vida da sociedade”, afirma Elaine, destacando a importância do esporte como ferramenta de mudança e superação.

Elaine  acredita firmemente na capacidade do esporte de transformar vidas e proporcionar novas oportunidades.

“Viver do esporte é muito difícil hoje no nosso país. Na nossa região, mais ainda”, admite Elaine. No entanto, ela ressalta que a verdadeira mudança ocorre quando as pessoas, especialmente as jovens, começam a vislumbrar outros horizontes e a acreditar em seus próprios sonhos.

Ela compartilha casos inspiradores de alunas que, graças ao handebol, conseguiram mudar suas realidades. Muitas delas, que antes viviam em zonas de risco e enfrentavam situações sociais críticas, encontraram no esporte uma fonte de esperança e motivação para perseguir seus objetivos.

“Olha, o handebol mudou minha vida, você salvou minha vida”, são relatos que Elaine ouve frequentemente de suas alunas. Para ela, não há dinheiro que pague o sentimento de gratidão expresso por essas jovens que encontraram no esporte não apenas uma atividade física, mas sim uma oportunidade de transformação e crescimento pessoal.

Sua dedicação ao handebol, segundo Elaine, está intrinsecamente ligada à possibilidade de fazer a diferença na vida de suas alunas. Ela se orgulha ao ver jovens que, como uma de suas atletas, encontraram no esporte uma nova direção para suas vidas, longe das dificuldades e das adversidades que enfrentavam anteriormente.

Elaine acredita firmemente que, se não fosse pelo handebol, muitas dessas jovens poderiam ter seguido caminhos menos promissores. No entanto, graças ao esporte, elas encontraram felicidade e realização, transformando suas vidas de forma positiva e inspiradora.

Nenhum comentário: