sábado, 23 de março de 2024

Fundação Hemominas promove doação de sangue em parceria com a Olimtra

 Poços de Caldas, MG - Maria Lauriceia Esteves Cardoso, captadora na Fundação Hemominas, destacou a importância da parceria entre esporte e saúde, especialmente no contexto da Olimpíada dos Trabalhadores.  Cardoso explicou como a doação de sangue pode complementar os aspectos de saúde abordados pelo esporte e como a iniciativa tem o potencial de salvar vidas.

“É uma coisa que complementa a outra. Esporte é saúde, mas a gente tem outro lado da saúde que é quando a pessoa está grave, internada e em muitos momentos precisa do sangue”, afirmou. Ela também mencionou o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, representada pelo secretário Pelezinho e pelo vereador Paulista, na inclusão da doação voluntária de sangue na Olimpíada dos Trabalhadores.

Nessa iniciativa, os funcionários e familiares das empresas participantes têm a oportunidade de doar sangue em nome de suas empresas. A empresa que registrar o maior número de doadores receberá um troféu da solidariedade, mas Cardoso enfatizou que o verdadeiro prêmio está nas vidas que serão salvas através das doações.

Essa não é a primeira vez que essa ação é realizada durante a Olimpíada dos Trabalhadores. A  representante da Fundação Hemominas compartilhou que em anos anteriores a iniciativa foi muito positiva, levando muitos doadores durante o mês de maio, um período crítico para doação de sangue devido à diminuição de doadores. O estoque no Hemocentro, segundo ela, está crítico para os tipos sanguíneos O negativo e A negativo, mas todos os tipos de sangue são necessários.

Para quem deseja doar sangue, Cardoso disse que basta comparecer à Fundação Hemoninas com documento oficial com foto no horário de atendimento (segunda a sexta, de 7h às 11h30 e quartas, das 16h às 20h), ter entre 16 e 69 anos de idade (com autorização dos pais para menores de 18 anos), estar em boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar disposto a ser solidário e fazer a doação.

Nenhum comentário: