sexta-feira, 15 de março de 2024

Atletas formados pela escolinha Zico 10/Coopoços brilha em clubes no Brasil e no exterior

Poços de Caldas, MG - No universo do futebol, o sonho de se tornar um atleta profissional é um anseio que permeia o imaginário de muitas crianças. No entanto, trilhar o caminho rumo ao sucesso nos gramados requer não apenas talento, mas também dedicação, disciplina e, muitas vezes, a orientação de professores qualificados. Em Poços de Caldas, destacam-se diversas escolinhas de futebol que desempenham um papel fundamental na formação de futuros craques, e entre elas está a escolinha da Zico 10/Coopoços, sob a liderança de José Carlos Quiciri.

Esta semana, Quiciri compartilhou com o Mantiqueira alguns exemplos inspiradores de jovens talentos que iniciaram sua jornada na escolinha e estão agora trilhando caminhos promissores em grandes equipes ao redor do mundo.

“É uma imensa satisfação para nós poder testemunhar o sucesso dos nossos atletas e contribuir para realizar os sonhos deles. O trabalho desenvolvido aqui na Escola de Futebol é fruto de um esforço contínuo e de longo prazo. Estamos oferecendo não apenas a oportunidade de realizar um sonho, mas também um projeto de vida. O futebol tem esse poder de proporcionar oportunidades únicas”, ressaltou Quiciri.

Um dos casos é o do atleta Carlinhos, cuja trajetória começou na escolinha da Coopoços e hoje brilha nos gramados internacionais. “Carlinhos foi formado aqui e agora está no futebol profissional, defendendo as cores do Sport Club, em Portugal, na Série B do Campeonato Português. É um orgulho para todos nós ver um talento local alcançando voos tão altos”, destacou Quiciri. 

Outro talento é Santiago, goleiro que teve sua formação na Escolinha Zico 10 e que recentemente recebeu uma convocação para integrar a Seleção Brasileira Sub-15. Após se destacar no Atlético Mineiro, Santiago foi negociado para o Curitiba, onde assinou um contrato de três anos. Sua ascensão no cenário futebolístico nacional é motivo de orgulho para todos os envolvidos na escolinha.

Outro exemplo de sucesso é o goleiro Mateus, também formado na Escolinha Zico 10. Após uma passagem pelo Atlético Goianiense, Mateus foi transferido para a Portuguesa, onde agora integra o time profissional. Esses jovens atletas não apenas representam o talento e a dedicação da escolinha, mas também servem como inspiração para os demais alunos e atletas da cidade de Poços de Caldas.

“Esses meninos são uma inspiração, um exemplo para todos os alunos e atletas. Eles nos mostram que vale a pena se esforçar, se dedicar e acreditar no sonho e na oportunidade. O nosso trabalho na escolinha é proporcionar não apenas treinamento técnico, mas também apoio e orientação para que esses jovens atletas possam alcançar todo o seu potencial no mundo do futebol”, destacou José Carlos Quiciri. 

Quiciri destaca que o principal objetivo da Escolinha Zico 10 vai além do campo de futebol: é formar cidadãos conscientes e responsáveis. Paulo Crias, treinador da escolinha, destaca que o foco está em proporcionar aos alunos uma educação completa, que os prepare não apenas para o esporte, mas também para a vida.

Além do treinamento técnico, a escolinha busca oferecer oportunidades aos seus alunos. Uma dessas oportunidades é a chance de serem avaliados por clubes profissionais, abrindo portas para a realização do sonho de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

No ano passado, a Escolinha Zico 10 recebeu a visita de diversos clubes renomados, como Esportivo Brasil, Red Bull Bragantino e Flamengo, que estiveram observando o desempenho dos jovens talentos. Essas avaliações representam uma oportunidade única para os alunos mostrarem o seu potencial e darem o primeiro passo rumo ao sucesso no mundo do futebol. 

A Escolinha Zico 10/Coopoços conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, comprometidos em proporcionar uma experiência de aprendizado de qualidade para os jovens atletas. Além de  José Carlos Quiciri a equipe conta com o professor  Canhoto e o professor Muller, ambos ex-jogadores profissionais com vasta experiência no futebol. Além de transmitirem seus conhecimentos técnicos, Canhoto e Miller também têm um papel fundamental na orientação dos jovens atletas fora de campo, compartilhando suas experiências e oferecendo conselhos valiosos sobre a vida no esporte.

O professor Bruno também integra a equipe, dedicando-se ao trabalho com as categorias de iniciação.  Além dos professores mencionados, Zé destaca uma novidade na comissão técnica: um ex-aluno da escolinha que está se formando em Educação Física e atua como estagiário.  

Nenhum comentário: