sexta-feira, 8 de março de 2024

Criadora do Grupo “AsMarias”, destaca o poder transformador da união feminina

 Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira entrevistou Luciana Marinoni, a mente por trás do Grupo “AsMarias”, que compartilhou sua visão sobre o projeto e sua influência na vida das mulheres. O grupo acaba de lançar um livre com histórias contadas pelas próprias “Marias”. 


Mantiqueira -  Como foi a idéia do livro escrito a várias mãos?

Luciana Marinoni -  A proposta do lançamento de um livro escrito a várias mãos foi com o intuito de ajudar outras mulheres, além de deixarmos registrado tantas vivências. Isso é algo mágico. Com tantas histórias incríveis vivenciadas no grupo por mulheres reais, a leitura deste livro com certeza irá motivar e inspirar muitas outras. É o que a gente espera.


Mantiqueira - Como isto foi feito?

Luciana Marinoni  - O processo todo de realização deste livro,  acompanhar o passo a passo que envolve, cada detalhe, cada escolha, a arte visual, como que ele vai ser feito, como que ele vai ser distribuído, cada capítulo, isso tem sido uma experiência única para o grupo. Tanto é que todas estão extremamente ansiosas com o resultado final e qual será o impacto deles sobre a vida de outras mulheres, além da realização pessoal de cada uma  em ter a sua história contada em um capítulo.  Costumam dizer que na vida a gente tem que fazer três coisas,  plantar uma árvore, ter um filho e publicar um livro. Eu acredito que o grupo está contribuindo para a realização disso também agora com o lançamento deste livro. 


Mantiqueira - Como nasceu o grupo “AsMarias”?

Luciana Marinoni - O grupo nasceu pelo olhar de mulher para mulher, em março de 2018. Eram oito amigas e eu, na qual eu fui a idealizadora do projeto. O grupo foi criado com o intuito de incentivar a prática de atividade física, motivar umas às outras, apoiar e ter companhia nas atividades, porque muitas mulheres não vão porque são sozinhas  e o grupo proporciona isso, de estarmos juntas para uma atividade física Um tempo que eu acho que todas as mulheres precisam para si. É esse tempo, assim como os homens têm o futebol,  o dia da cerveja, que saem e vão com os amigos comer alguma coisa, as mulheres precisavam desse tempo e precisam, porque muitas só vivem em função do trabalho, da casa, dos filhos, do marido, e elas não têm esse tempo separado para elas. Então, acho que o grupo veio trazer esse momento para a mulher.


Mantiqueira - Quais os benefícios deste grupo?

Luciana Marinoni - As caminhadas são uma terapia e o grupo, na sua força, se torna transformador.  São experiências incríveis que cada mulher tem em uma caminhada. Então, juntas fica muito mais fácil  de enfrentar os desafios do dia a dia de ser mulher, desafios estes que não são poucos. Hoje, o grupo amadureceu muito e diversificou as atividades. Acredito que hoje podemos alcançar muito mais mulheres e ser uma ajuda para a sociedade.


Mantiqueira - O que dizer sobre o Dia Municipal das Marias?

Luciana Marinoni - Com o projeto de lei que foi aprovado, trazendo o dia 21 de março como Dia Municipal das Marias, nós encaramos como mais um grande desafio para o grupo em ser e fazer a diferença na vida de muitas mulheres.  Sermos agentes de transformação por onde passarmos.  Então, não é só um dia comemorativo,  mas é um dia de lembrar que precisamos nos empenhar em ser a diferença na vida de outras.


Mantiqueira - Como é o seu trabalho com as mulheres?

Luciana Marinoni  - Iniciei um trabalho voltado para mulheres em 2013,  através da Corrida da Mulher, onde eu fui a realizadora e organizadora por cinco edições. Muitas renasceram, outras se redescobriram, outras se descobriram através da Corrida.  A Corrida da Mulher trouxe para uma oportunidade  que talvez muitas não enxergavam sendo corridas mistas, mas ali, num tempo, só para mulheres,  uma corrida só para mulheres,  acredito que isso fez a diferença na vida de muitas.Depois eu segui em frente e, quando já não realizei mais a Corrida da Mulher, continuei no mesmo propósito, criando o Grupo AsMarias e o projeto Podemos Mais. São 11 anos vivendo experiências incríveis nesse universo cor-de-rosa,  já sou quase uma adultora pelo tempo.  Acredito que quando a mulher está bem,  tudo fica bem no seu lar, no seu trabalho, nos seus relacionamentos.  Enfim, a mulher tem essa capacidade de transformar onde ela está.


Mantiqueira - Qual sua avaliação deste trabalho?

Luciana Marinoni - Acho que esse trabalho que vem sendo feito com mulheres  tem contribuído muito.  Tem uma frase, um pensamento que eu gosto muito,  que é do Arquimedes, que ele diz,  “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo”.  Então, acredito que esse trabalho que a gente vem realizando se resume nisso. Penso também, eu falo muito que não temos que ser iguais nem ter o mesmo pensamento.  Com as diferenças, a gente aprende e cresce.  Precisamos somente respeitar umas às outras. 


Mantiqueira - Que reflexão deixar?

Luciana Marinoni  - Se eu tivesse que deixar uma reflexão para esse dia da mulher, deixaria o seguinte: busque a essência em ser mulher. Quando descobrir quem é e a força que tem, será livre.

Nenhum comentário: