terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto leva esporte para alunos do Lar Criança Feliz

Recém criado, o projeto Judô Móvel, que tem apoio do Projeto Soma e Secretaria Municipal de Esportes, além da Unimed, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, está levando a arte do judô para crianças do Lar Criança Feliz. Coordenado pelo sensei Elton Fiebig, campeão mundial máster, o projeto, além de orientação dentro e fora do tatame, está proporcionando aos meninos e meninas, a chance de participar de competições em cidades da região.
Cerca de 50 crianças do bairro São José, são atendidas pelo projeto. Os treinamentos acontecem quatro vezes por semana. Segundo Fiebig, alguns destes meninos treinam no mesmo horário dos atletas de competição do Projeto Soma, o que possibilita para eles uma maior chance em conhecer técnicas dos judocas mais experientes. “Estou bastante feliz com o andamento deste projeto. Nossa ideia inicial, era dar oportunidades aos meninos do Lar Criança Feliz terem contato com o judô de qualidade. Hoje, estamos vendo que mesmo ainda em início de trabalho, o retorno será muito gratificante”, disse Elton Fiebig.
O sensei ressalta que o trabalho este ano tem boas possibilidades de crescimento graças a ajuda da Lei Municipal de Incentivo, que possibilita o aumento do número de iniciantes e também um maior tempo para que estas aulas sejam ministradas. O projeto Judô Móvel recebeu recentemente 12 kimonos e a partir de agora, todos os alunos estão devidamente vestidos para prática do esporte. “Antes, a gente tinha que fazer um rodízio de kimonos. Hoje, quase todo aluno tem seu kimono e é responsável pelo mesmo. O bom disto, é que eles têm uma noção melhor de cuidados com seu próprio material de treinamento”, completou Fiebig.
Os meninos do Lar Criança Feliz já estiveram em algumas competições. Muitos sequer haviam deixado a cidade. A equipe esteve em Guaíra e também disputou a Copa Divinolândia, quando tiveram ótimo desempenho. “A maioria deles pratica o judô há pouco menos de seis meses e já está tendo bons resultados”, disse Fiebig.
Recentemente os alunos do Projeto Judô Móvel participaram de um treinamento em conjunto com os alunos do Clube de Judô Poços de Caldas, coordenado pelo sensei Matsuo. Durante o treinamento, a união dos grupos acabou sendo um diferencial a ser trabalhado com carinho. “Para mim, o principal objetivo destes projetos sociais é a união. Não adianta uma cidade que não tem um número grande de praticantes, ficar dividida, pois assim, as chances de aparecerem novos talentos é quase nula. Fomos muito bem recebidos pelo sensei Matsuo, que ministrou treinamentos para os meninos dos dois projetos e acabou motivando ainda mais a todos.”, falou Elton Fiebig.
Mesmo atendendo apenas crianças do Lar Criança Feliz, Elton ressalta que as portas do esporte nunca devem ser fechadas para bons talentos. Segundo ele, se alguém se interessar em praticar judô na cidade será bem recebido por ele, tanto no projeto, quanto em outros locais onde ele ministra aulas. Fiebig, além do Projeto Soma, ensina judô em vários colégios de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: