quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fábio Dechichi é campeão no Sul-Brasileiro. Elton Fiebig termina na segunda colocação

Os judocas de Poços de Caldas, Fábio Dechichi e Elton Fiebig, estiveram no último final de semana em Balneário Camburiú/SC disputado o Campeonato Sul-Brasileiro de Judô. A Competição foi realizada nos dias 15 e 16 de abril pela Federação Brasileira de Judô e reuniu os melhores atletas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo. Cerca de 400 judocas disputaram cinco categorias nos dois dias de competição.
Elton Fiebig, um dos destaques na categoria acima dos 100 quilos, foi derrotado na final depois de uma verdadeira batalha contra um judoca muito forte. Elton, curiosamente enfrentou um ex-aluno, que hoje é integrante da seleção brasileira.
Fábio Dechichi, que começou a treinar judô na sede do clube da Caldense – em 2003 –, conquistou o Panamericano de Judô no ano passado. O atleta de Poços repetiu a campanha vitoriosa em 2011, num dos campeonatos de maior nível técnico do Brasil. O judoca recebeu o apoio da Associação Atlética Caldense para disputar o Sul-Brasileiro deste ano. O clube patrocinou seu transporte, ida e volta, entre Poços de Caldas e Balneário Camboriú.
Lutando contra os campeões de cada estado do Sul do país, e vencendo todos eles, Fábio Dechichi – que representou São Paulo na competição – conquistou mais um importante campeonato em sua carreira. Cada estado levou uma equipe de, aproximadamente, sete judocas.
Atualmente Fábio Dechichi é atleta do Projeto Soma. O campeonato Sul-Brasileiro reuniu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Fábio enfrentou um atleta de cada Estado e venceu todas as lutas. “Para mim foi emocionante, pois nunca havia participado de um campeonato da Confederação Brasileira. Ser estreante e ainda sair de uma competição desta com o título, é demais”, disse Fábio. A equipe paulista, da qual Fábio participou contou com vários atletas que já tiveram passagens por seleções, porém, somente Fábio conseguiu se destacar e conquistar o título maior da competição em sua categoria.
O ingresso de Dechichi ao evento se deu após a desistência do atual campeão paulista – pertencente ao Clube Pinheiros de São Paulo – de disputar a competição. Sendo assim, a vaga paulista foi passada ao judoca de Poços – atual vice-campeão do estado –, que, junto a um grupo que continha os melhores atletas do país na categoria, fez a melhor campanha e foi o único judoca da equipe a receber medalha de ouro na competição.
Para o campeão, que venceu a categoria meio-leve (até 66 quilos), não falta motivos para comemorar o sucesso no Campeonato e agradecer à Caldense pela confiança depositada em seu trabalho. “Ajuda é fundamental ao atleta que representa a região. Só de poder contar com pessoas que acreditam em nosso trabalho, a motivação de pisar no tatame aumenta consideravelmente. Agradeço à Caldense pela ajuda e confiança. Fiz lutas difíceis, contra grandes judocas, e hoje venho dedicar esta medalha a todos aqueles que acreditam em mim e apoiam a minha carreira”, comemora Dechichi.
O presidente da Associação Atlética Caldense, Antônio Bento Gonçalves, que recebeu Fábio Dechichi em seu escritório nesta terça-feira (19), parabeniza o judoca da cidade e destaca que o objetivo do clube é contribuir com o crescimento do esporte no país. “O Fábio é um orgulho à nossa cidade e ao estado. Ele, que começou sua carreira neste clube, fez valer sua oportunidade de disputar o Campeonato Sul Brasileiro de Judô e alcançou seu objetivo central. A Caldense apoia o seu trabalho e busca sempre enaltecer o esporte na região”, declara Gonçalves.
Fábio volta aos tatames nos próximos dias 7 e 8 de maio quando disputará o Troféu Brasil cujo campeão terá direito a buscar uma vaga para o Campeonato Brasileiro. “É um competição importante, mas infelizmente não sei se vai dar para eu participar. Se conseguir ir, será minha próxima meta”, disse Fábio, que está fazendo um trabalho físico especificamente para este campeonato. Em junho, Fábio disputa o Campeonato Paulista Sub-23 e defenderá a terceira colocação conquistada em 2010. O título nesta competição é de extrema importância para Dechichi, que está em seu último ano de sub-23. “Graças a Deus, a Caldense veio com um apoio muito forte e quero aproveitar para agradecer os demais parceiros. O Projeto Soma continua me dando todo o suporte de treinamentos, sensei Elton Fiebig tem sido muito importante para mim. Quero também agradecer muito ao Dr. Wilson Sato que me operou recentemente e minha recuperação foi muito rápida. Tem ainda a escola de inglês Up Time que vem me incentivando, além da TV Poços.
Além de Fiebig e Dechichi, o judô do Projeto Soma ainda teve outros destaques no final de semana. Luiz Gustavo Barbosa e Vinícius Marcondes competiram em Vargem Grande do Sul, na segunda fase do Campeonato Paulista. Vinícius, na categoria super-ligeiro, foi vice-campeão e Luiz Gustavo, na categoria Ligeiro, ficou em terceiro lugar. Os dois atletas estão classificados para o Campeonato Paulista, que acontece no próximo dia 30 em São Paulo. Ainda dia 30, Savana Campos, também do Projeto Soma, e do Clube de Judô Poços de Caldas, representa Pouso Alegre no Campeonato Mineiro. “ Nenhum atleta que treina comigo acaba representando Poços de Caldas, o que é uma pena. A Savana luta por Pouso Alegre, o Fábio, o Vinícius, o Rodrigo e o Edinei lutam por Indaiatuba, o Luiz Gustavo luta por Americana e eu luto por São José do Rio Preto. Temos que buscar meios e sair da cidade para conseguir um apoio. Uma pena, pois todos queriam estar representando a cidade em que moram”, disse sensei Elton Fiebig.

Nenhum comentário: