A cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, recebeu ontem a etapa de abertura da 12ª edição da Mitsubishi Cup (rali de velocidade cross country). Em uma pista construída especialmente para o evento, o grande público aproveitou a visão privilegiada do circuito e vibrou muito com a passagem dos veículos 4x4.
O traçado de 15 quilômetros teve saltos, curvas fechadas, cotovelos e muitos desafios para os pilotos, que chegaram a cruzar uma vila cenográfica, já usada em diversas produções do cinema nacional. "A estrutura estava sensacional. Cada volta era totalmente diferente", comentou o navegador Deco Muniz.
Em 2011, a competição tornou-se nacional e 68 duplas participaram da primeira etapa. Do Nordeste, 15 duplas vieram reforçar o grid da temporada e brigar pelas primeiras colocações. "Vim para o Sudeste e achei a prova muito interessante e diferente. Será uma temporada de aprendizado", disse o piloto cearense Armando Bispo. A prova marcou a estreia do novo carro de competição, o Pajero TR4 ER (Etanol Racing), com duas novas categorias, a Pajero TR4 ER e a Pajero TR4 ER Light, que se juntam às tradicionais Pajero TR4 R Light (gasolina), L200 RS, Triton RS e Triton RS Handcap.
L200 Triton RS - O ano começou com nova vitória da dupla paulista Cristian Baumgart/Beco Andreotti, que coleciona dois títulos na competição. "Foi uma prova bem rápida e técnica, em um piso que gosto bastante. A disputa de hoje foi muito acirrada com as outras duplas e esse ano será bem mais competitivo do que os anteriores", diz Baumgart. Em segundo lugar ficou Reinaldo Varela/ Edu Bampi, seguidos por Marcos Cassol/ Marcos Macedo, em terceiro. "É uma nova experiência em um novo carro. É uma alegria muito grande levar o troféu já na primeira prova do ano", disse o piloto Augusto Soares, que ficou em primeiro na categoria Handcap.
L200RS - Na categoria L200RS, o título ficou com João Carlos Cardoso/ Sidinei Broering, "Quando ganhamos é sempre bom, e começar o ano dessa forma é melhor ainda. O objetivo é correr quase todas as etapas do ano e ganhar o máximo possível também", ressalta João. Para Broering, o segredo da dupla foi saber administrar o tempo a cada prova. "Foi uma etapa muito boa e soubemos aproveitar. É o tipo de prova que gosto, bastante travada e com muita navegação." Na segunda colocação ficou a dupla Edu Piano/ Solon Mendes, em seguida, Alberto Souza Castro/ Vinicius Ribeiro Casto, em terceiro.
Pajero TR4ER - Os curitibanos ficaram em primeiro lugar na estreia da TR4ER. "A emoção é inexplicável, ganhar é sempre bom. Já andei em várias categorias e ontem estreando na TR4ER, já com o título. O carro é fantástico, bem aprimorado, robusto e tem um nível superior de preparação. Foi uma das melhores provas que já disputamos", disse o piloto Carlos Henrique Scheffer Jr., que corre ao lado de Rafael Malucelli. A dupla Henry Grosskopf/ Gunner Dums ficou em segundo, seguido por Marco Antonio Mendes Falchetti/ Ivo Renato Mayer.
Pajero TR4ER Light - Outra categoria que estreou na prova de Paulínia foi a Pajero TR4ER Light, que teve vitória dos cariocas Albano dos Santos Parente Junior/ João Gilberto Ferreira da Silva. "Estreamos com o pé direito. Já estamos buscando essa vitória desde o ano passado e estou feliz e satisfeito. A organização funcionou perfeitamente, administrando as muitas largadas e chegadas", destacou Albano. Em segundo, ficou Alessandro Cesar Tozoni/ Fabio Peralli e, em terceiro, Acyr Alexandre Becker/ João Stal. O piloto, que veio Mitsubishi Motorsports (rali de regularidade), também garantiram o troféu como melhor estreante.
TR4R Light - Uma dupla mista foi a grande campeão da categoria TR4R Light, com Renato Kahn e Gilze Araujo. "É bom começar o ano com vitória, é um estímulo a mais para continuarmos", disse Kahn, que já disputou a prova em duas temporadas. A navegadora Gilze não continha a alegria pelo primeiro lugar.
O campeonato terá ainda outras seis etapas ao longo de 2011. Depois de Paulínia, os competidores passam pelas cidades de Londrina, Mafra, Poços de Caldas, São Carlos, Jaguariúna e Ribeirão Preto. A Mitsubishi Cup possui uma das maiores premiações do automobilismo brasileiro, cerca de R$ 570 mil ao final das sete etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário