quarta-feira, 15 de junho de 2011

Elton Fiebig é campeão paulista de veteranos

Campeão mundial master em 2009, e vice em 2010, Elton Fiebig mudou de equipe, mas as conquistas continuam. No último final de semana ele sagrou-se campeão paulista de veteranos, em competição realizada na cidade de Amparo. Elton competiu na categoria M2 pesado, que vai de 35 a 39 anos. O atleta de Poços, que representa por São José do Rio Preto, realizou três combates. Na final ele enfrentou Ricardo Simões, do Palmeiras. “O Ricardo é um adversário que eu enfrento desde criança, na época de juvenil, a gente se conhece bastante. A luta foi bastante truncada pelo fato dos dois conhecerem as principais qualidades e defeitos dos oponente”, disse Fiebig.
Emoção
O evento em Amparo foi marcado pela emoção por causa de duas grandes perdas para o judô brasileiro. Semana passada, o professor e atleta Kléber Fernando Spessoto, de Indaiatuba faleceu devido a problemas de saúde. “Para nós, de Poços de Caldas, foi uma grande tristeza, pois era ele quem estava levando nossos atletas para competir por Indaiatuba no circuito paulista. Sua morte deixa uma lacuna muito grande no judô brasileiro e de Poços de Caldas”, disse Elton. Spessoto tinha apenas 33 anos, e morreu vítima de complicações de uma meningite. Era através do professor, que também dava aulas na cidade de Salto, que atletas de Poços de Caldas estavam se destacando no cenário paulista. Spessoto esteve ano passado no mundial Master com Fiebig e ficou com a medalha de bronze. “Agora nossos atletas estão sem um direcionamento, não sabem a quem se retratar. O Spessoto fazia todo o meio de campo durante as disputas dos jogos regionais, jogos abertos, abria portas para nossos meninos e agora ficou complicado sem ele”, lamentou Fiebig. Poços de Caldas tem quatro atletas federados por Idaiatuba que tinha contato direto com o professor Spessoto.
Morte em combate
O Campeonato Paulita em Amparo ainda foi marcado por uma fatalidade. O mestre Juarez de Jesus, 56 anos, da cidade de Franco da Rocha, sofreu uma parada cardíaca. Ele chegou a ser reanimado no tatame, porém, não resistiu e morreu pouco depois no hospital. Juarez competia na categoria ligeiro da lcasse master 6. Ele começou a passar mal pouco depois do fgim de seu combate e caiu ainda no tatame. “Foi muito inesperado. Todos os atletas passam por exames médicos e só entram no evento se tiverem boas condições física. Não deu para entender o que houve com o mestre”, contou Fiebig.
Fora do Mundial
Após duas participações vitoriosas em anos anteriores, Fiebig está fora do Mundial de 2011, que acontece na Alemanha. “Este ano houve alguns problemas como troca de equipe, falta de pagamento de salários, modificação do local da competição, que inicialmente estava marcada para a Tunísia, depois para o Egito, por tudo isto acabei desistindo. A desmontagem da equipe do São Caetano também me desmotivou bastante. Espero voltar ao mundial ano que vem e tentar mais um título”, finalizou Fiebig, que este ano está focado no Pan-Americano que acontece no final do ano em Porto Alegre.

Nenhum comentário: