terça-feira, 14 de junho de 2011

Pilotos “voam”em competição realizada em Poços de Caldas

Coragem e muita técnica foram são os principais requisitos de um piloto de Dowhill. Os amantes do esporte radical de Poços de Caldas tiveram a oportunidade de acompanhar tudo isto de perto no último final semana, quando a cidade recebeu a quarta etapa do Downhill Poços de Caldas. A competição valeu também pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro e a terceira etapa do Campeonato Mineiro. Realizada na pista localizada na Serra de São Domingos, que recebeu um grande público, surpreendendo até mesmo os organizadores, a prova teve batido o recorde de tempo de descida na montanha.
Além de pilotos de Poços de Caldas, a competição contou com atletas de quase todo o Brasil. “Nossa expectativa de público gerava em torno de 140 pessoas, porém, veio um número bem maior. O evento tem grande repercussão nacional e os pilotos gostam muito no grau de dificuldade que a pista de Poços de Caldas oferece, disse Tiago Toledo, vice-presidente da Federação Mineira de Mountain Bike. As dificuldades de uma pista para competições de mountain bike varia de 0 a 10, sendo que a pista de Poços tem grau 9,5. “Os pilotos gostam muito das competições em Poços devido a qualidade da pista. Temos ainda uma hotelaria, beleza naturais, enfim, vários quesitos que proporcionam um grande evento ao público da cidade, a ajuda a atrair mais competidores a cada ano”, disse Tiago.
Um dos destaques da prova de Poços de Caldas foi o piloto de Aparecida-SP, Walace Miranda, campeão brasileiro. Na prova de Poços de Caldas, ele bateu o recorde de pista com o tempo de 00:03:32,900. “Gosto muito de correr em Poços de Caldas. Quebrar o recorde da pista, que já era meu, é uma satisfação muito grande, pois mostra para mim mesmo que estou em grande fase”, disse Walace.
Para o vice-presidente da Federação Mineira, a modalidade em Poços de Caldas está em pleno crescimento, Segundo ele, os atletas locais podem em breve chegar ao nível de grandes pilotos do Brasil. “Existe um grande vontade dos pilotos, lutando como podem, treinando forte e buscando seu espaço”, disse Tiago. A cidade conta atualmente com cerca de 20 pilotos. “Estarmos sem patrocínio, pagando as contas com dinheiro de inscrições de provas. Se o mountain bike está andando bem na cidade, é porque o pessoal gosta muito do esporte”, completou Tiago.
A competição em Poços de Caldas teve apoio das secretarias de Obras e de Esportes, através da Prefeitura, Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Verde, Polícia Militar, Codema e Departamento de Meio Ambiente.
Os treinos oficiais serviram de aprendizado para alguns pilotos que nunca tinham andado na pista de Poços. Os at1etas tiveram tempo para testar as bikes, analisar a pista e algumas quedas foram inevitáveis. O caso mais grave foi um atleta que fraturou a clavícula nos treinos de sábado.
As provas tiveram início no domingo pela manhã. Durante boa parte do dia os pilotos se aventuraram no trecho de mata da Serra de São Domingos com manobras radicais e voos audaciosos. “Consegui fazer uma boa prova. O tempo em Poços de Caldas ajudou muito neste final de semana, não choveu e a pista estava bastante técnica. Fiz um bom tempo, mesmo com um pneu furando no final”, disse Rodrigo Ugolini, o Mogrão, que competiu na categoria master A. Mogrãoterminou na quinta colocação com o tempo de 00:04:33,400. Apesar do tempo sem chuvas a maioria dos pilotos achou a pista escorregadia, o que aumentou consideravelmente o grau de dificuldades das provas.
Confira os resultados no seguinte endereço: http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTk5

Nenhum comentário: