sexta-feira, 17 de junho de 2011

Família Bambini Ayres faz história no basquete de Poços de Caldas

Nas décadas de 1940 e 1950, as quadras esportivas do Country Club de Poços de Caldas lotavam aos finais de semana, quando equipes de basquete locais e da região realizavam jogos de ligas tradicionais do esporte amador do sul de Minas e da região da Mogiana, no interior de São Paulo.
Naquela época, a Associação Atlética Caldense começava a se despontar nos esportes especializados, como celeiro de verdadeiros talentos em diversas modalidades. Um dos grandes nomes do basquete na cidade e região foi Djalma Ayres Filho, pai do atual vice-presidente da Caldense, Paulo Cezar Bambini Ayres.
O patriarca da família, que, segundo o jornalista e historiador Décio Alves de Moraes, era considerado, na época, o melhor jogador nas disputas de rebote, tanto no ataque como na defesa, jogava ao lado de craques como Oscar Sandry, Oduvaldo Carneiro, Lauro Delgado, Luiz Sodré Ayres e Sebastião Pinheiro Chagas – o Basquá.
Na tarde de quarta-feira (15), Djalma reuniu seus filhos, sobrinho e neto para entregar um presente histórico, passado de pai para filho, a João Paulo Cioffi Ayres, neto e representante da terceira geração praticante do basquete na família. O pôster – dedicado como homenagem ao neto – traz a imagem de um jogo da Caldense contra o clube de Indaiatuba-SP, em que Djalma aparece tomando um rebote após ataque da equipe paulista. O ex-atleta e ex-diretor do clube da Veterana – que no próximo domingo (19) completa 85 anos de vida – não esconde a saudade que tem dos tempos de juventude, quando brilhava nas quadras esportivas da região defendendo a camisa da jovem Caldense. “Foram tempos bem vividos por uma geração que soube desfrutar do melhor da vida. Naquela época, não havia TV para incentivar as pessoas a praticarem esportes, mas tínhamos no coração um desejo imenso de viver. Tenho ótimas recordações dos jogos que fazíamos e que reuniam multidões nas quadras, saudade dos amigos do time e da energia que tínhamos para jogar. Hoje, estou certo de que as boas sementes plantadas em minha família geraram frutos”, relembra Djalma.
Durante a entrega do presente de família, estavam presentes também os filhos de Djalma, Jorge Luiz e Paulo Cezar Bambini Ayres, e o sobrinho Maurício Ayres de Paiva. Todos eles, incluindo o neto João Paulo, foram jogadores de basquete da Caldense, cada qual a seu tempo. “Temos muito orgulho de todo o alicerce construído pelo meu avô, no passado, e que gerou uma família de pessoas cidadãs, comprometidas com a sociedade. O basquete representa grande parte da história da nossa família. Tive um grande incentivo do meu pai para começar a jogar e hoje sinto que o legado deixado para nós, da terceira geração, foi a adoção de uma nova filosofia de vida, com base na proposta educativa do esporte”, revela João Paulo.
Para o vice-presidente da Associação Atlética Caldense, Paulo Cezar Bambini Ayres, a Veterana tem um importante papel na memória da família, uma vez que o clube contribuiu com a educação de seus pais, filhos e primos através do esporte. “Tudo passa, mas o que fica no coração permanece para sempre na memória. Esse presente nos foi passado de geração a geração. Na época do meu pai, não havia campanhas de mídia em prol do esporte, e os aficionados eram os que seguravam a bandeira do basquete. Hoje, a modalidade já é tida como um esporte de massa. E a educação torna-se fundamental neste contexto. Na vida, a pessoa tem que ter educação, uma religião bem centrada e o esporte, que para mim é o complemento de tudo”, declara.

Nenhum comentário: