sábado, 11 de junho de 2011

Torneio entre os projetos socioeducativos teve início ontem em Poços de Caldas

Teve início ontem o primeiro torneio esportivo entre os projetos socioeducativos. A cerimônia de abertura aconteceu pela manhã no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. O evento conta com a participação da Casa do Menor, Galpão das Artes, Associação Bem Viver, Casa do Caminho e Lar Criança Feliz.
O torneio contará com 10 modalidades - queimada, peteca, dama, dominó, xadrez, salto em distância, tênis de mesa, câmbio, handebol e futebol - divididas em três subcategorias, duas no período da manhã (sub-8 e sub-11) e uma à tarde (sub-15). Todas as crianças poderão participar, tanto dos jogos, como na organização e torcida. A torcida foi um show à parte, um grupo do Lar Criança Feliz não ficou quieto em momento algum, incentivando seus atletas, numa bela festa. "É objetivo do torneio promover a integração socioeducativa, esportiva e propiciar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, como seres de responsabilidade, autonomia e democracia, contribuindo para o pleno exercício da cidadania. Propiciar também momentos de lazer através da atividade esportiva", disse Caroline de Souza, uma das coordenadoras do evento. O primeiro dia de competições foi dedicado ao atletismo. Várias provas aconteceram na pista de atletismo da cidade. O professor Sidney de Parolis, da Secretaria de Esportes, coordenou as provas no local. As modalidades individuais serão realizadas nas entidades. As modalidades coletivas ficaram reservadas para o segundo semestre e a competição deve se estender até agosto, quando serão conhecidos os campeões. A final será realizada no Galpão das Artes, onde acontecerá uma festa de confraternização com todas as crianças dos projetos."Vejo em eventos deste tipo a importância de promover a união e confraternização entre as crianças das várias entidades de Poços de Caldas. Eles aprendem a agir em cooperação, trabalho de equipe. Ver todas as entidades juntas é gratificante, pois cada uma está em um ponto da cidade e a união durante este evento esportivo fará muito bem para as crianças que acabam trabalhando valores como respeito e cooperação", finalizou Caroline.
O evento conta com apoio da Rápido Campinas, Circullare, Secretaria Municipal de Esportes e Associação Atlética Caldense
Tênis de mesa - O tênis de mesa ainda não começou, mesmo assim Alexandre Felipe, professor e jogador da Associação Atlética Caldense, esteve presente nas provas de atletismo para prestigiar o primeiro dia de competições.
Felipinho, com vários títulos no cartel, acredita que o esporte precisa de eventos deste porte para incentivar novas gerações a buscar novas marcas. Ele está desenvolvendo este ano um projeto, com apoio da Lei de incentivo, na Associação Bem Viver e três vezes por semana leva a arte de seu esporte para iniciantes da associação. "Vim prestigiar hoje o atletismo mas semana que vem o tênis de mesa começa pra valer nos jogos", disse. A modalidade será disputada na Caldense que cedeu suas dependências para a realização dos jogos. "Acho que será bem legal, estamos com uma nova sala na Caldense, com oito mesas e estou bastante ansioso", disse o professor. "É a primeira vez que estou envolvido com o projeto e o bacana disto tudo é ver uma integração grandes entre os meninos, que contagia. Este estímulo para a criança é muito importante. No tênis de mesa, que é a modalidade que estou coordenando no projeto, vi muita gente que nunca teve contato com uma raquete e hoje não consegue mais ficar sem praticar o esporte. Apenas em eventos deste tipo é que a vontade da criança para o esporte acaba sendo despertada", finalizou Felipe.

Nenhum comentário: