domingo, 10 de fevereiro de 2013

Casa do Atleta abre intercâmbio com os Emirados Árabes


Poços de Caldas, MG - Em entrevista, o mestre de jiu-jitsu Paulão Rezende contou uma novidade sobre o esporte de Poços. A Casa do Atleta acaba de firmar parceria com os Emirados Árabes e enviará professores para ensinar a arte marcial. Paulão ainda falou sobre o sucesso da família no esporte e as expectativas com o novo secretário de Esportes.
Mantiqueira - Como funciona esta ligação da família nos bons resultados conquistados por seus filhos no esporte?
Paulão Rezende - Sempre coloco em evidência que meu sonho é ver meus três filhos disputando uma final na elite do bicicross. Esta semana 70% deste sonho foi realizado. O Renato foi campeão da Copa América enquanto o Eduardo subiu no pódio na quinta colocação. É uma competição internacional de alto nível e fiquei muito emocionado com a situação. Tem ainda o Léo Rezende, que está crescendo e vai chegar sua hora. Minha felicidade é a referência que o Renato se tornou para crianças e adultos e cada vez mais se torna num ídolo do nosso esporte. O Renato, acima disto tudo, vem sendo a referência dos irmãos. O Eduardo é um talento no jiu-jitsu, sendo campeão brasileiro duas vezes e campeão paulista. Ele tinha um grande futuro neste esporte mas preferiu ir para o bicicross por causa do irmão. A conduta, responsabilidade e referência do Renato pesou muito na escolha do Duda. Agora o Leozinho está seguindo os mesmos passos e a cada dia, vendo a dedicação e a vontade destes meninos, fico mais orgulhoso. Nunca os forcei a nada e deixei para escolherem que caminho seguir. O esporte no Brasil vem tomando um rumo muito satisfatório para os atletas e minha família fazendo parte deste mundo é uma benção de Deus.

Mantiqueira - Seus filhos estão longe de Poços, treinando numa cidade onde não nasceram. Será que um dia eles voltam?
Paulão Rezende - É outro sonho que preciso realizar. Tenho uma grande vontade ver meus filhos novamente em Poços de Caldas. Eles fizeram um ciclo de amizade muito grande aqui. O apoio que a cidade deu a eles foi muito importante, além deles terem conquistado um ciclo de relacionamento muito bom aqui. A torcida de Poços para o Renato é tão grande que na Copa América, em Paulínia, havia mais de 30 torcedores daqui que foram especialmente para torcer para meus filhos e para o Caic Milani, que também é de Poços e treina em outra cidade. Tenho muita vontade de trazê-los para Poços pois foi aqui onde tudo começou e nada mais justo que eles retornem ao berço onde nasceram. Só que para voltarem, a cidade precisaria oferecer uma pista que dê suporte de treinamento. A pista do parque municipal é muito boa, porém,  é amadora e estes meninos estão hoje num outro patamar. São profissionais e precisam de uma maior atenção e uma pista maior. Acredito que Poços de Caldas tem estrutura para ter a melhor pista do Brasil e vamos tentar junto às autoridades buscar meios de oferecer esta condições e trazer nossos atletas.

Mantiqueira - O que você espera desta administração, principalmente do novo secretário de Esportes?
Paulão Rezende - Com relação ao novo secretário Albert Mareca fui muito feliz quando ele esteve no primeiro mandato. Naquela época conseguimos coisas importantes para o bicicross. Eu era presidente do clube e tivemos apoio para mudar a pista, fizemos viagens importantes com a equipe representando Poços, conseguimos grandes resultados. Foi nesta época que o Renato despontou. A dona Terezinha Moreno sempre deixou tudo muito bem encaminhado no bicicross e assumi dando continuidade ao trabalho dela. E com o apoio do Albert tudo aconteceu da melhor forma possível. Já no jiu-jtsu tivemos os títulos mais importantes que conseguimos para Poços de Caldas. O Mareca tem uma grande visão do esporte e aconselha, dá sugestões e procura atender muito bem os atletas. Tenho certeza que agora não será diferente e ele vai agradar gregos e troianos. É muito difícil dentro do esporte termos o apoio que merecemos, mas com o Albert eu tive e acredito que outros atletas e outras modalidades também tiveram. O secretário de Esportes tem que ser realista e neste caso o Albert não deixa a desejar.

Mantiqueira - Você já conversou com o secretário e mostrou o apoio que precisa?
Paulão Rezende - Tenho algumas ideias e alguns parceiros empenhados em ajudar a trazer os meninos do bicicross para Poços. Tenho ainda uma Oscip que vou colocar à disposição do secretário. Temos projetos ambiciosos, conversei com o deputado Geraldo Thadeu para ele ajudar junto ao Ministério dos Esportes. Esta ideia quero colocar numa reunião com o Albert, mas ainda não tive a oportunidade de falar com ele. No começo de administração é complicado, a procura é grande e vou esperar a hora certa. A Oscip permite trazer grandes parceiros e queremos um trabalho com o Bicicross Poços de Caldas e os empresários locais. Quero aproveitar e fazer um agradecimento especial ao Roberto Braga, um grande incentivador do esporte em Poços de Caldas. Ele foi o fundador do bicicross na cidade. Se tudo isto está acontecendo hoje com o Renato Rezende é graças à iniciativa que o Roberto teve, juntamente com o apoio do Frigonossa, através do sr. Pedro Merli. Desde o começo esta empresa apoiou muito o bicicross. A Copa America, que passa hoje pela Rede Globo, teve grande presença do Frigonossa através do apoio ao Renato e ao Duda.
Mantiqueira - Como vai ser a exportação de professores para os Emirados Árabes da Casa do Atleta?
Paulão Rezende - A Casa do Atleta está dando um passo muito importante, talvez a iniciativa mais importante que pensamos em fazer até agora. O Erick Cardoso, que foi um dos integrantes da instituição, está nos Emirados Árabes. Algumas cidades daquele país têm o jiu-jitsu como matéria obrigatória. O Erick está abrindo as portas, pois hoje ele é um dos mais importantes do jiu-jitsu brasileiro e facilitou um intercâmbio com nossos faixas-pretas. Todos os mestres da Casa do Atleta estão praticando o inglês e devem seguir para os Emirados Árabes. A Casa do Atleta vai ser modelo exportação. Devemos mandar para esta nova empreitada o Paulo Alves, o marroquino Souleiman, Felipe Giarolla, Giusley Santos e o Clayton Soares. Todos contam com apoio da escola Wizard. Todos terão um bom salário, moradia e grandes possibilidades de crescerem na vida. Este é nosso objetivo. Trabalhar o atleta para que ele tenha um grande futuro e é isto que estamos fazendo.

Nenhum comentário: