terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Fiebig inicia treinamentos para a temporada


Poços de Caldas, MG - Elton Fiebig, um dos principais mestres do judô brasileiro, falou ao Mantiqueira o que espera da temporada. Ele ainda comentou sobre o Chute Gueiko, realizado recentemente e que teve participação do judoca olímpico Flávio Canto. Fiebig também se manifestou a respeito da não aprovação de seu projeto, que atendia centenas de crianças carentes em Poços de Caldas.

Mantiqueira - Como você viu a não aprovação de seu projeto social?
Elton Fiebig - Começamos 2013 bastante chateados com a não aprovação do projeto Judô Móvel. Infelizmente, a não continuidade deste projeto vai influir na vida de centenas de crianças carentes que estavam acostumadas à atividade. Faltou um carimbo e isto acabou anulando a continuidade e agora estas mais de 300 crianças que poderiam ser atendidas ficam sem praticar o esporte. Foi um prejuízo muito grande para estes meninos e meninas.

Mantiqueira - Sem o projeto como será a temporada?
Fiebig - Vida que segue e agora e continuar as disputas. Dia 7 de janeiro iniciamos a pré-temporada com treinamentos realizados no parque municipal, sempre no período da manhã. À tarde fazemos judô, jiu-jitsu em treinos com um volume bem grande . Estes treinamentos visam à preparação para uma temporada que promete ser das mais difíceis. Este ano houve uma grande adesão de atletas no nosso judô. Muita gente veio do jiu-jitsu, outras de fora da cidade, como o marroquino Sulivan, o Sebastian, francês que disputou o MMA em Poços e que continua na cidade.  A preparação física do judô e do jiu-jitsu são parecidas e este trabalho acaba sendo muito proveitoso para as duas modalidades.

Mantiqueira - Quando começa a temporada de competições?
Fiebig - Nossa próxima competição será dia 3 de março em São José do Rio Preto e no final de março vamos disputar a Copa São Paulo.

Mantiqueira - Recentemente, você e alguns alunos participaram do Chute Gueiko em Caconde. Como foi este evento?
Fiebig - Entre os dias 17 e 20 estivemos em Caconde, onde participamos do Chute Gueiko. Este evento é um treinamento de Verão, em que atletas e mestres ficam em regime interno treinando até três períodos por dia. Este ano ministrei as aulas ao lado do sensei Marco Antônio Barbosa, professor de jiu-jitsu em São Paulo. Estes treinamentos foram bem interessantes pois nossos atletas tiveram uma boa participação. Cinco meninos de Poços de Caldas estiveram presentes e isto mostrou uma adesão bem maior que em anos anteriores. Além de Caconde também estivemos no Chute Gueiko realizado em Nuporanga. Os treinamento foram tão puxados que até para mim, que tenho uma passagem grande, surpreendeu bastante. O evento contou com 350 atletas de sete Estados, 25 associações entre academias e clubes e isto contribuiu para um evento de alto nível técnico. Foram treinamentos extenuantes. Os atletas dormiam em cima do tatame, treinavam e sempre eram pegos de surpresa. Não havia horário definido para os treinamentos e a qualquer momento as atividades poderiam se iniciar. Este tipo de evento cria para o aluno um estado de alerta e com isto ele fica liga o tempo todo. Outro ponto bem bacana foi a participação do Flávio Canto, medalhista olímpico, que estava com a equipe da Globo fazendo matérias para o Corujão do Esporte e para o sensei do SportTV.  A cidade tem seis mil habitantes e investe no judô 17 mil reais. Lá o judô é levado para crianças da primeira a oitava série e toda criança tem o direito de participar da modalidade. Só nesta região quase cinco mil atletas estão envolvidos com o judô. São vários projetos sociais que ajudam muita gente. Muitas vezes a vontade política faz com que o esporte seja aproveitado por muito mais pessoas. Em Nuporanga, Poços de Caldas teve uma equipe com nove atletas e todos saíram muito satisfeitos. Foi de grande valia e um grande incentivo para a gente se preparar para as próximas competições.

Nenhum comentário: