domingo, 24 de março de 2013

Academia Candeias luta para manter projetos

Poços de Caldas, MG - A Associação Candeias de Capoeira foi criada em 3 de abril de 1988 e desde aquele ano trabalha junto às comunidades carentes da cidade. Num passado recente, a academia, que completa 25 anos de existência no início do próximo mês, chegou a manter, gratuitamente durante um período, 1.100 alunos de todas as idades em projetos esportivos diversos. No entanto, a falta de parceiros para ajudar no financiamento dos programas pode abreviar a vida da tradicional instituição.
Desde o primeiro projeto realizado, há 25 anos, num barracão improvisado do centro comunitário do bairro Jardim Kennedy II, a Associação Candeias só fez ampliar as atividades oferecidas e o número de participantes. O presidente da entidade Antonio Carlos Batista (Carlão da Capoeira) fala com tristeza das dificuldades atuais e relembra o início, quando ele trabalhava como pedreiro durante o dia e, muitas vezes, sem dinheiro para pagar o ônibus foi e voltou a pé, à noite, do local das aulas na zona sul.  
Depois de ocupar por pouco tempo espaços na sede do Chico Rey e na antiga Urca, desde 1993 as atividades estão sendo realizadas na academia própria na área central da cidade. Carlão diz que em 2012, a Candeias trabalhou com os projetos “Zubimba”, que ensina capoeira, maracatu e dança folclórica, e o “Capuerê”, que foca no aprendizado de capoeira.
Carlão avalia que em 2012 participaram das atividades mais de 300 jovens, estudantes da Apae, da Escola Pedro Affonso Junqueira, no Jardim Kennedy I, da Escola Padrão, no Parque das Nações, e moradores do Kennedy II, que têm aula na SAB do bairro. O programa acontece também junto aos dependentes químicos, na Clínica Oxford, no bairro São Conrado. “As atividades são mais realizadas na zona sul, porque o bairro possui poucas opções noturnas para a comunidade”, explica.

LEI DE INCENTIVO
 A Associação também tem projetos aprovados nas leis estadual e municipal de Incentivo à Cultura e continua na busca de empresas, que gostariam de contribuir com a entidade. Carlão informa que o dinheiro é investido na compra de uniformes, viagens e manutenção da academia. De acordo com ele, o espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h, é lá acontecem gratuitamente, também, aulas de dança, forró, maracatu, teatro, jiu-jítsu, boxe e MMA.

Nenhum comentário: