Poços de Caldas, MG - Neste ultimo domingo, 17, a Sociedade Hípica Chácara Flora realizou a primeira etapa de seu ranking interno. A competição envolveu cavaleiros e amazonas de todas as idades, e abrangeu um enorme público que foi assistir de perto, o espetáculo equestre poços-caldense.
O hipismo é um esporte olímpico, que envolve homens e mulheres (de diferentes idades) disputando entre si, na mesma categoria. Atualmente o órgão máximo do esporte nacional, é a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), responsável pela regulamentação, coordenação, promoção e fomento de 8 dos esportes hípicos praticados no País, incluindo o Salto, categoria encontrada na Chácara Flora. A primeira competição hípica no Brasil foi o Torneio de Cavalaria realizado em abril de 1641 em Maurícea, onde hoje está Recife, Pernambuco. Nas últimas olimpíadas o Brasil ganhou a atenção do mundo, com seus exemplares atletas e excelentes cavalos. Procurando cada vez mais a melhora do hipismo clássico brasileiro, foi formada no Brasil uma raça de cavalo com as mais importantes linhagens européias de cavalos de salto e adestramento, O cavalo Brasileiro de Hipismo (BH).
Comprovando a qualidade da raça, Centurion CF, cavalo nascido e criado na Chácara Flora, estreiou o ano, e a categoria de 1,10cm campeão. Conduzido por Isis Olga Danza Latrônico, atleta patrocinada pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Hotel Village Inn, o conjunto que terminou o ano campeão, estréia confirmando o potencial. “ A Isis é muito dedicada, e desde que entrou no hipismo, leva os treinos muito a sério. Este ano, merecidamente está patrocinada, e isso concerteza fará com que ela alcançe muitos outros pódios, levando por todo o país o nome de Poços de Caldas, e de seus respectivos incentivadores” afirma Mauricio Latrônico, pai da atleta. “ Este ano, mesmo com a mudança da altura dos obstáculos, sei que farei um ótimo trabalho, pois eu e o Centurion nunca estivemos melhores.” Completa Isis Olga.
A competição iniciou-se com a categoria Preliminar (40cm) onde o campeão foi Joao Vitor Lessa Garcia e a vice Sofia Moreno. Em seguida Luisa Perencin Junqueira deu um show na categoria Iniciante (60cm) com a potra de 4 anos Greta sendo campeã, e em vice Laura Moscardini Ribeiro. Na categoria Intermediária (80cm) o pódio ficou para os primos Bruna Perencin dos Reis e em segundo lugar Eduardo Perencin Junqueira. Chegando na categoria avançada (90cm) Gabriela Prado Vitti da Costa conquistou com sua égua Rainha o topo do pódio, sendo acompanhada por Guilherme Prado Zanon. Enfim, na categoria principal (1m/1.10m) Isis Olga Danza Latrônico foi campeã (1,10m) sendo seguida por Luan dos Santos Felisberto (1m) que fez uma bela passagem pelo desempate conquistando a vice liderança.
A hípica, que será subsede dos jogos olímpicos de 2016, está de matrículas abertas para novos cavaleiros e amazonas, lembrando que no hipismo, não é necessário ter idade, altura ou peso adequados. Além de ter escola para iniciantes, a Chácara Flora, situada nas margens da avenida Alcoa, também disponibiliza equoterapia, para alunos de todas as idades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário