sábado, 16 de março de 2013

Caldense entra na rota mundial do cricket

GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - A Caldense entrou de vez na rota mundial do cricket. Com aulas e treinamentos ministrados aos seus associados todas as terças-feiras, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h; e quartas, das 19h30 às 21h, o clube ainda possui quatro representantes na Seleção Brasileira de Cricket, dentre atletas e membros da comissão técnica, que conduzem a rotina semanal de treinamentos no campo de futebol society da Caldense.
Esse panorama atraiu os olhares do ICC (sigla para Comitê Internacional de Cricket), com sede no Reino Unido, que no mês de maio enviará seus representantes a Poços de Caldas para analisar o desenvolvimento no esporte na cidade. O objetivo da visita é estudar possíveis investimentos no projeto de cricket em Poços, já que a modalidade vem sendo ministrada também em outros pontos do município: no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, às quintas e sextas-feiras, das 7h50 às 11h20; no Projeto Bem Viver, às quartas-feiras, das 14h às 15h; no Parque Municipal Antonio Molinari, às quintas-feiras, das 14h às 16h; e na Casa do Menor Dr. Ednan Dias, às sextas-feiras, das 14h15 às 16h30h.

Representatividade
Liderado pelo inglês Matthew Featherstone, técnico da Seleção Brasileira de cricket, representante oficial do esporte nas Américas e ex-jogador da seleção Kent, da Inglaterra, o projeto de cricket na cidade conta também com o apoio dos atletas e instrutores Helena Dias, Alexandre Felippe e Richard Avery.
De acordo com a equipe técnica, o cricket já conquistou a preferência de crianças, adolescentes e adultos poços-caldenses. “A segunda modalidade esportiva mais praticada no mundo vem recebendo a cada dia mais adeptos em Poços de Caldas. Através de um programa de desenvolvimento esportivo e recreação, descobrimos de novos talentos do cricket na região. Hoje, este esporte já possui praticantes em várias regiões do Brasil, especialmente nas capitais Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo”, explica Helena Dias.

Competição
No fim do mês de junho, será realizado um campeonato de cricket envolvendo as seleções da Caldense, Colégio Municipal, Projeto Bem Viver, Casa do Menor e Parque Municipal. A competição tem como objetivo investir na formação esportiva de crianças e adolescentes de Poços, e também descobrir os novos talentos do cricket na cidade.
“Nosso intuito é cativar e inspirar pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades, através de um esporte que encontra familiaridades no Brasil e está em franco crescimento no mundo todo. Em outubro, o Brasil receberá o Campeonato Sul-Americano de Cricket Sub-13 e Sub-19 masculino, com a participação de países como Argentina, Chile e Peru, além do Brasil. Na ocasião, serão selecionados os melhores jogadores da cidade para formarem as seleções brasileiras juvenis”, revela o técnico das seleções masculina e feminina de cricket, Matt Featherstone.
Atualmente, a comissão técnica das seleções brasileiras masculina e feminina está atrás de novos talentos para integrarem os elencos nacionais. “Homens e mulheres, de todas as idades, estão convidados a praticar o cricket, mostrar seu talento, e ter a chance de representar seu país nas competições internacionais da modalidade”, declara Featherstone.

Nenhum comentário: