domingo, 31 de março de 2013

Gustavo Scalese se destaca em trabalho com goleiros da Caldense

Poços de Caldas,MG - Mesmo com os dois gols sofridos na derrota para o Cruzeiro no último domingo, a Caldense segue como uma das defesas menos vazadas do Campeonato Mineiro. O time sofreu cinco gols e perde apenas para o Villa Nova, que levou três gols - sem contar o jogo de ontem contra o Cruzeiro. Além de uma zaga sólida, o time conta com quatro goleiros de grande nível técnico. O titular Glaysson é um dos ídolos da torcida, o jovem Tomazella vem se destacando nos treinos e já atuou em uma partida, Tiago é outra opção e Rondinelli é o quarto goleiro. Todos são treinados por Gustavo Scalese. Esta semana reportagem conversou com Scalese para conhecer um pouco mais sobre a carreira do preparador de goleiros da Veterana.

Mantiqueira - Quando você começou a trabalhar com futebol?
Gustavo Scalese - Comecei com o professor Tarcísio Pugliese em 2001 no Guaçuano. Na ocasião o Tarcísio era preparador  físico e eu iniciando minha carreira de preparador de goleiros. Depois fui para o Serra Negra e quando a faculdade que eu cursava acabou consegui sair do Brasil. Fiquei dois na Polônia e depois atuei por cinco anos como empresário. Tínhamos representação do Anderlecht da Bélgica e mandamos alguns jogadores para eles. Após um longo tempo neste ramo tive novo convite do professor Tarcísio para retornar ao futebol. Aceitei porque é o trabalho que gosto de fazer e fiquei muito feliz em voltar a trabalhar neste meio.

Mantiqueira - A Caldense então ficará marcada como o clube que te trouxe de volta ao futebol?
Scalese - Certamente ficara marcado para sempre e estou bastante satisfeito aqui em Poços de Caldas.

Mantiqueira - E como está sendo este trabalho com os goleiros da Caldense?
Scalese - Sempre comento com eles que sou um privilegiado. Eu e este quatro meninos formamos uma família. A gente conversa muito. O Glaysson me dá uma aprendizagem no dia a dia, uma pessoa fantástica. O Tomazella cresceu muito aqui na Caldense, o Tiago também vem numa crescente muito boa e o Rondinelli é um garoto que está buscando seu espaço. Só tenho a agradecer a eles que são grandes homens e respeitam muito o trabalho que está sendo feito.

Mantiqueira - Você ficou parado algum tempo. O que mudou neste período?
Scalese - Muita coisa mudou e estamos correndo atrás para ficar atualizado. Estou buscando o que ficou parado, estudando coisas novas, trocar ideias com muita gente, mas o trabalho aqui na Caldense tem sido facilitado pela dedicação destes quatro goleiros.

Mantiqueira - Estamos perto de uma Copa do Mundo e como você tem visto o nível dos nossos goleiros?
Scalese - Vejo uma crescente muito grande no trabalho dos goleiros hoje no Brasil. Nos anos 80 e 90 era mais complicado para a posição e poucos goleiros tinham chances de jogar fora do Brasil. Hoje a coisa é diferente, goleiros como o Cássio do Corinthians vão muito novos para fora e voltam com uma grande bagagem. Os goleiros do Brasil hoje são bastante visados para jogarem na Europa e  o Brasil pode se orgulhar de ser um celeiro de craques na posição nos dias de hoje.

Nenhum comentário: