sábado, 9 de março de 2013

Caldense e Villa fazem o maior clássico da história do interior

GUSTAVO MENDANHA
 ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - Caldense e Villa Nova se enfrentam neste domingo, dia 10, em Nova Lima, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. O que pouca gente sabe é que as duas equipes fazem, todos os anos, o maior clássico do interior do estado. O confronto entre o Periquito do Sul e o Leão do Bonfim rende histórias para contar há décadas. Caldense e Villa já se enfrentaram 80 vezes em 44 anos. O primeiro jogo foi realizado no dia 11 de fevereiro de 1968 e terminou com placar de 3 a 2 para a equipe de Nova Lima. Mas, de lá para cá, a Veterana levou a melhor na maioria dos jogos. Foram 29 vitórias alviverdes, contra 27 alvirrubras, e 24 empates, panorama acirrado, segundo os antigos mestres da bola.
“A Caldense sempre encontrou muitas dificuldades para jogar no acanhado estádio Castor Cifuentes, conhecido como Alçapão do Bonfim, onde o Villa dificilmente perde seus jogos, contando sempre com o apoio de sua forte torcida, que pressiona bastante os adversários. Sinto-me honrado por ter participado desta bela história dos clássicos entre Caldense e Villa Nova, por saber que se trata de duas das principais agremiações do estado em campo, e também por saber que a Veterana tem vantagem histórica sobre o Leão do Bonfim”, declara o ex-lateral-esquerdo da Caldense e eterno ídolo da torcida, Paulo Roberto Brant, que em 1981 desbancou a defesa do Villa com um passe para Edinho Paulista marcar o único gol da partida, na primeira vitória da Veterana sobre o Leão no estadual daquele ano.

 Vantagem
Segundo informações da assessoria de imprensa do Villa, a Caldense é um dos únicos clubes do interior que têm vantagem sobre o Leão do Bonfim (o Uberlândia é outro). A supremacia da Veterana é também indicada no duelo de número de gols entre as duas equipes. A Caldense marcou, no período de 1968 a 2012, 97 gols, contra 88 do Villa Nova. Apesar disso, a maior goleada foi ditada pela equipe de Nova Lima, no dia 28 de julho de 1996, quando castigou a Veterana pelo placar de 6 a 1, na decisão do título mineiro do interior. Já em 2002, foi a vez da Caldense metralhar o Leão do Bonfim com uma goleada de 5 a 1, vitória que conduziu a Veterana ao título de campeã mineira daquele ano.
Neste fim de semana, as duas equipes farão seu 81º confronto na história. Se por um lado o que está em jogo são os três importantes pontos na corrida da classificação para as semifinais do campeonato, de outro, figura em campo a rivalidade histórica entre duas das principais forças do interior de Minas Gerais. Desde 1984, a Caldense não vence o Villa Nova no Alçapão do Bonfim. Neste domingo, a equipe de Tarcísio Pugliese terá chance de quebrar este jejum de 29 anos. Na última vitória, o placar foi de 1 a 0 para a Veterana, com gol de Fião.

Nenhum comentário: