quinta-feira, 7 de março de 2019

Aos 63 anos, viúva encontra nova vida nas corridas de rua

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Até completar seus 60 anos de idade, Maria Bernadete Souza Adolfo não sabia o que era o esporte, nem ao menos as corridas de rua. Porém, com o falecimento de seu esposo sua vida mudou. Primeiro por causa do luto e por ter que se acostumar sem o companheiro de uma vida toda, depois a surpresa, a descoberta do amor pelas corridas de rua.
Ela conta que o primeiro incentivo veio das irmãs. Buscando dar opção de uma vida mais saudável para Bernardete, elas insistiram para que ela participasse dos treinos.
A princípio, pensou em recusar, mas acabou aceitando. Segundo ela, tudo era uma brincadeira no começo, mas foi ficando mais sério e foi virando um vício. Hoje Bernardete comemora uma qualidade de vida bem melhor e de quebra contabiliza 42 medalhas e quatro troféus em competições realizadas em Poços de Caldas e região. “Minha saúde está ótima, todos os meus exames são normais, ou seja, foi muito bom o esporte em minha vida”, conta ela. “Me identifiquei com as corridas de rua e aos 63 anos meu pensamento é um só, correr e correr”, fala Bernadete.

No sangue

Apesar de ter tido contato com o esporte há pouco tempo o esporte na família de Maria Bernadete está no sangue. Ela é mãe de Gustavinho Saraiva, campeão internacional de jiu-jutsu e um dos grandes nomes da categoria em Poços de Caldas. “Sempre acompanhei meu filho e dei total apoio em tudo que ele fez, mas nunca imaginei o que o esporte faria na minha vida. Hoje amo o esporte e sou muito orgulhosa dos resultados que venho conseguindo, tanto nas ruas quanto na minha saúde”, falou a atleta.
O próximo desafio será a corrida da Mulher Maravilha, em maio. A prova é uma maratona que acontece em São Paulo. Depois vem a corrida Oba, em Campinas, e assim vai indo, ela não para. “Estou muito feliz com esse esporte que eu escolhi e tenho apoio dos meus filhos. Eles me incentivam muito a participar da corrida de rua e vou adiante. Aproveito a data de hoje e quero desejar um feliz dia da mulher para todas as minhas amigas corredoras”, finalizou Bernadete, destacando o trabalho de reeducação alimentar que realiza com a supervisão de sua filha nutricionista Luciane Adolfo Funchal. Ela emagreceu 18 quilos desde que começou no programa e com a prática esportiva.

Nenhum comentário: